Gente&Conteúdo

15/07/2015

Substâncias de embalagens plásticas elevam risco de diabetes e pressão alta

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York identificaram duas substâncias presentes em cosméticos, sabonete, plástico filme e embalagens de alimentos processados que aumentam os riscos de pressão alta e desenvolver diabetes em crianças e adolescentes.

Os plastificantes usados para tornar os produtos mais flexíveis DINP (Diisononilftalato) e DIDP (Diisodecilftalato) passaram a ser usados em substituição ao DEHP (Bis(2-etilhexil)ftalato), devido a estudos anteriores mostrarem o mesmo problema apontado na nova pesquisa.

O DEHP foi banido em 2004 da fabricação de materiais plásticos na Europa, e nos Estados Unidos a substituição foi feita de forma voluntária pelos fabricantes.

Para diminuir a contaminação por essas substâncias plastificas, os autores do estudo sugerem medidas simples como não esquentar comida no micro-ondas em potes plásticos e lavá-los na mão ao invés de colocar na máquina de lavar-louça, que segundo eles facilita a liberação das substâncias tóxicas na comida.

Como alternativa ao uso das embalagens plásticas, o estudo aponta o papel manteiga e o papel alumínio, que geralmente não são usados para embalar alimentos industrializados. No comunicado à imprensa o pesquisador também menciona a necessidade de que os testes das substâncias químicas sejam realizados antes que elas passem a ser utilizadas pela indústria.

O estudo foi realizado com análise de amostras de sangue e urina de 356 adolescentes entre 12 e 19 anos, realizado durante a pesquisa nacional de saúde e nutrição. A coleta foi feita entre 2008 e 2012, quando também foram medidas pressão arterial dos voluntários. Dieta, atividade física, sexo, etnia, renda e outros fatores também foram avaliados.

*Fonte: Uol

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Grupo Libra Canal Rural Brasil Máquinas Sabó Grupo Flytour Lachmann DeVry Brasil Diversey Damásio Alphaprint Valeo Mercedes Benz GS1 Par Corretora de Seguros Decathlon
http://www.propay.com.br/