75% das empresas que participaram do estudo HR Trends Benefícios Corporativos 2022, garantem que sofreram algum tipo de impacto nos custos do plano de saúde diante da pandemia de Covid-19. Esse e outros dados estão presentes na segunda edição da pesquisa realizada pela empresa Propay, especializada em terceirização de soluções para o RH.
“Em decorrência da postergação de procedimentos, como cirurgias e tratamentos médicos durante o período mais crítico de isolamento social, algumas empresas que não enfrentaram alta na sinistralidade talvez sofram em breve os impactos em suas contas. Entender estes novos cenários e como as organizações estão lidando com isso é fundamental para a tomada de decisões táticas e estratégicas no que tange a gestão de pessoas”, comenta Fernando Verderano, Head de Benefícios da Propay.
Além disso, outro reflexo apontado pela recente crise sanitária mundial, é a valorização da saúde mental. Levantamentos oficiais realizados indicam grande aumento da desestabilidade emocional nos últimos dois anos. Doenças como depressão e ansiedade estão no topo da lista e passaram a ter uma atenção especial dentro do planejamento estratégico das empresas. Evidenciando este cenário, 45% afirmaram que sua empresa oferece programas para saúde e qualidade de vida, com foco em evitar doenças emocionais, de acordo com a pesquisa.
RH e a gestão da nova geração
Outro ponto sensível que surgiu no estudo, é o esforço do RH para se adequar às necessidades das novas gerações. As empresas entendem que para se manterem competitivas, seu modelo de trabalho precisa acompanhar as tendências e demandas atuais.
De acordo com a pesquisa, quando se trata da gestão dos millennials, 53% das empresas estão investindo em modelos de trabalho flexíveis como home office e horários alternativos.
Além do novo ritmo imposto pela nova geração de trabalhadores, a pandemia também favoreceu o fortalecimento desse modelo de trabalho mais ajustável, onde o isolamento social propiciou o home office e um sistema mais baseado em entregas e resultados do que em horas trabalhadas.
Benefícios flexíveis
A flexibilidade também é uma prioridade com relação aos benefícios corporativos. De acordo com a pesquisa, 30% das empresas implantaram esse modelo de benefícios após a pandemia (benefícios flexíveis). É válido lembrar que na primeira edição da pesquisa HR Trends realizada em 2019, apenas 8% diziam já ter o modelo de benefícios flexíveis implantado. Na ocasião, 49% disseram que sabiam o que significava a estratégia de benefícios, mas ainda não trabalhavam com ele.
HR Trends – Benefícios Corporativos 2022 foi realizada em ambiente on-line com foco em profissionais de RH que vivem a realidade da gestão de benefícios corporativos em sua rotina de trabalho. Ao todo foram 413 respondentes que atuam em empresas nacionais e multinacionais de variados portes.
"A pandemia gerou impactos sem precedentes. Mas, como isso influenciou a estratégia das empresas em relação aos benefícios corporativos? Será que os benefícios que eram uma tendência em 2019, se tornaram, de fato, uma realidade? O home office, veio para ficar? E o impacto financeiro do plano de saúde na folha de pagamento? Essas perguntas não saiam de nossas cabeças e decidimos ir atrás das respostas. O HR Trends – Benefícios Corporativos, foi um trabalho intenso, minucioso, mas necessário para nos prepararmos para o futuro e para o presente. Além disso, o material consolida informações muito relevantes para apoiar as empresas na tomada de decisão" explica Clayton Rocha, gerente de marketing da Propay que liderou a pesquisa.