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25/03/2015

Ranking do Idec mostra planos de saúde na liderança das queixas

Balanço do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que violação dos direitos dos consumidores na assistência à saúde, serviços financeiros e telecomunicações continuam no topo da lista de reclamações entre os atendimentos realizados no ano passado.

Pelo terceiro ano consecutivo, os planos de saúde mantêm a liderança nos atendimentos feitos pelos associados do Idec, seguido pelo segmento de serviços financeiros e pelo setor de telecomunicações. No total, foram registradas 11.161 demandas, das quais 4.688 referem-se a dúvidas sobre os processos judiciais, sobretudo os de planos econômicos.

Os números indicam que as queixas sobre planos de saúde seguem campeãs de insatisfação entre os associados, apesar de a porcentagem ter caído em relação a 2013, de 26,66% para 19,83%. Reajustes abusivos e negativa de cobertura continuam entre os aborrecimentos mais frequentes. O segmento de serviços financeiros, responsável por 15,33% dos registros, manteve-se como o segundo assunto mais demandado ao Idec.

Em 2014, as dúvidas e queixas sobre telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e banda larga assumiram a terceira posição do ranking de atendimentos do Idec, com 13,71% dos atendimentos. A quarta posição agora é ocupada pelo tema produtos, com 12,72% das demandas - em 2013, figurava na terceira colocação. Nessa categoria estão eletroeletrônicos, alimentos e medicamentos, por exemplo. Juntos, os quatro assuntos representaram 61,59% dos atendimentos feitos pelo Idec em 2014.

Fonte: G1

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