Gente&Conteúdo

28/08/2013

Praticar exercícios 4 vezes por semana pode ser melhor do que 6

Foi divulgada uma nova pesquisa no site do jornal The New York Times concluindo que se exercitar quatro vezes por semana pode ser melhor do que seis vezes.

A questão foi colocada em xeque pela Universidade do Alabama em Birmingham, que fez um estudo para avaliar se poucos dias dedicados aos exercícios seriam tão eficientes — ou até melhores — do que suar a camisa dia sim, outro também.

Para a realização desse experimento, os cientistas contaram com 72 voluntárias, com idades entre 60 a 74 anos e sedentárias, distribuídas em três grupos. O primeiro malhava apenas dois dias por semana, o segundo, quatro dias, e o último grupo, seis vezes. As atividades tiveram duração de quatro meses, e eram sempre supervisionadas.

Os resultados foram apontados a partir de material sanguíneo, buscando o nível de citosina no organismo de cada voluntário - a substância é capaz de apontar se o corpo está sendo exposto a um nível muito alto de exercícios físicos causando problemas à saúde.

A conclusão do estudo, então, apontou uma melhora na força, na resistência, e na perda de peso de todas as mulheres, independente do grupo pertencente. No entanto, a diferença dos resultados apareceu nos benefícios à saúde. As mulheres que praticavam exercícios duas vezes por semana obtiveram tantos resultados parecidos com as que praticavam seis. O primeiro grupo gastava em média 100 calorias por dia, enquanto o outro, que se exercitava mais, gastava em torno de 200. Porém o resultado fascinante não está aí, e sim nas que foram submetidas a pratica de exercícios físicos por quatro vezes semanais, essas gastaram mais energia do que qualquer outra, totalizando menos 225 calorias diárias. Segundo o professor da Universidade do Alabama em Birmingham Gary Hunter, que conduziu a pesquisa, menos pode ser mais.

 

*Esta notícia foi publicada pelo site Saúde Abril

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Mercedes Benz Rocket Canal Rural Soter Pamcary Lachmann Alphaprint Decathlon Brasil Máquinas Junior America Grupo Libra Diversey Crown Valeo
http://www.propay.com.br/