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02/08/2012

Empresas e operadoras reforçam combate a fraudes no uso de cartões-benefício.

Denúncia veiculada em um programa de televisão colocou em alerta o setor de refeição-convênio. A reportagem mostrou as facilidades encontradas pelos trabalhadores em São Paulo para a "venda" do benefício e as consequências de tal prática. Artur Brito de Almeida, presidente da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), afirma que o desvirtuamento do benefício, especialmente o refeição, atinge apenas 6% do sistema e a entidade tem orientado as empresas a desenvolverem campanhas de conscientização e o corte do benefício para os funcionários que insistem na prática. Para Ricardo Salvador Lopes, diretor de benefícios da ProPay, outra orientação para empresas que estejam passando por constantes desvios é a reavaliação de suas políticas de benefícios e remuneração. "A ocorrência frequente pode ser reflexo de uma má distribuição de valor entre os benefícios.

Sabemos que, hoje, o benefício é considerado um complemento salarial para o brasileiro, além de uma ferramenta estratégica para atração e retenção de talentos. E por essas razões, o constante monitoramento e análise de uso feito por uma consultoria é de grande valia para o RH", destaca. Segundo Ronaldo Varela, diretor-executivo comercial, marketing, produtos e novos negócios da Alelo, a lei que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estabelece que as operadoras são responsáveis, inclusive, pela fiscalização do sistema. Por esse motivo e para acabar definitivamente com o desvirtuamento do benefício, ele explica que as empresas fornecedoras têm desenvolvido cada vez mais mecanismos de monitoramento e controle de uso dos cartões. "O contrato de credenciamento deixa muito claro que o estabelecimento precisa seguir as regras do PAT, ou seja, o cartão só pode ser utilizado para a compra de gêneros alimentícios in natura ou refeições para consumo imediato", reforça.

Para o portador, as operadoras fazem vários alertas, tanto na entrega do benefício quanto com avisos no próprio cartão de que o desconto do benefício para saque em dinheiro constitui crime. "Fazemos uma fiscalização rígida e advertimos que é responsabilidade do portador utilizar o benefício de forma correta, deixando-o ciente de que o uso inadequado pode enquadrá-lo criminalmente", completa. Ele afirma que pelo fato de a Alelo utilizar a rede da Cielo, processadora de meios de pagamento, o desvirtuamento com os cartões Visa Vale é muito pequeno. "Fazemos um monitoramento do perfil de uso tanto do portador quanto do terminal de venda e qualquer distorção na utilização, não só do nosso produto, mas também dos cartões de débito e crédito, faz com que o cartão seja bloqueado e o usuário precise entrar em contato com nossa central de atendimento para trocar a senha e voltar a usar o produto normalmente." Varela não considera como desvirtuamento o uso do vale-refeição em padarias. "Hoje em dia, há estabelecimentos que estão expandindo a oferta de refeições como café da manhã, almoço e pizza nos fins de semana, portanto, eles se tornam habilitados a receber o cartão-refeição. Porém, as padarias que não oferecem esse tipo de alimento para consumo imediato não são habilitadas para receber nosso produto", ressalta.

Transporte

A mesma preocupação com a segurança do sistema é dada a outros benefícios em cartão, como o vale-transporte e o cartão de gestão de frota. Apesar da emissão dos cartões de vale-transporte ser de responsabilidade das empresas gestoras de transporte público vinculadas às prefeituras, as prestadoras de serviços de benefícios-convênio oferecem o gerenciamento desse produto, que inclui a compra dos créditos, entrega dos cartões, emissão de relatórios detalhados e até sistemas que criam e monitoram itinerários dos usuários. "Além de segurança e tranquilidade para o gestor de benefícios, desenvolvemos um portal que traz todas as informações de vale-transporte como tarifário, itinerários, comunicados e procedimentos, além de um simulador que permite a programação adequada para a geração do pedido e pagamento", exemplifica Florent Lambert, diretor de marketing, estratégia e inovação da Sodexo Motivation Solutions. Apesar de não constituir um benefício, o cartão de gestão de frotas também tem recebido atenção das operadoras para evitar o desvirtuamento. Há empresas que permitem a utilização do cartão além do abastecimento do veículo, como, por exemplo, troca de óleo, lavagem, borracharia, estacionamento e até pequenos consertos de oficina.

A Ticket, por exemplo, tem um sofisticado sistema de monitoramento que chega a avaliar até se o veículo teve aumento de consumo e se a causa é necessidade de manutenção ou imperícia do motorista. "Se o problema for defeito, a Ticket programa e envia o carro para manutenção. Se for constatada má utilização pelo motorista, programamos um treinamento de direção que contempla questões como segurança, economia e sustentabilidade", esclarece Marco Mamari, diretor de marketing e produtos do Ticket Car, produto de gestão de frotas da Edenred.

Novidades

As empresas benefício-convênio costumam ter no CONARH 2012, que acontece no próximo mês em São Paulo, a vitrine para apresentação de novidades em produtos e serviços. A Alelo faz segredo quanto ao lançamento de novos produtos, mas Varela conta que os cartões Visa Vale também vão incorporar a marca corporativa da empresa. Também informa que o produto Flex Car será ampliado e funcionará para gestão de frota. Já a Ticket vem com um pacote de serviços agregados, especialmente aos produtos refeição e alimentação, que a empresa chama de consultoria on-line. Trata-se do hotsite Pesquisa Ticket + Valor, especialmente criado para concentrar todas as informações referentes ao PAT e à pesquisa de valor médio, facilitando a busca pelas empresas. "O que procuramos, nessa consultoria, é contribuir com a difícil equação produtividade versus metas financeiras. Sabemos que uma organização prospera a partir de um time satisfeito e saudável, por isso, buscamos as ferramentas que, aliadas aos nossos produtos, poderão trazer ótimos resultados aos empresários e seus colaboradores", ressalta Sérgio Oliveira, diretor de produtos regulamentados.

A Sodexo Motivation Solutions vai lançar um clube de benefícios no qual beneficiários de todos os produtos Sodexo, não apenas refeição e alimentação, terão acesso a vantagens, descontos exclusivos, conteúdo, dicas, entretenimento e cultura. Para o Natal, a Sodexo vai desenvolver uma campanha envolvendo seus produtos Premium, Presente, Cultura e Brinquedo, para oferecer às empresas diversas opções não só para presentear colaboradores, mas também reconhecê-los por campanhas de incentivo a vendas e resultados, premiações especiais para filhos de funcionários e familiares.

Benefício social

Uma iniciativa desenvolvida por uma agência de propaganda carioca deve movimentar o mercado de cartão-presente no final do ano. A Fazer Social (Associação de Promoção Socioeconômica Fabiano de Cristo), entidade ligada ao Instituto Capemisa de Ação Social, em parceria com a Element Marketing, está lançando o Cartão Presente OBEM. É um cartão de débito pré-pago, que se destina arrecadar fundos para a multiplicação das Obras Sociais do Lar Fabiano de Cristo, instituição que trabalha na promoção integral de famílias em situação de miséria, por meio das causas que produzem situações de carência material, social, moral e espiritual, contribuindo para seu equilíbrio. Élio Abdon, diretor da Element Marketing, informa que o Cartão Presente OBEM será comercializado para empresas privadas que queiram presentear seus colaboradores em datas comemorativas como aniversário e Natal e será aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos credenciados à Redecard em todo o território nacional.

*Esta notícia foi publicada pela revista Melhor Gestão de Pessoas , em  de julho de 2012.
 

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