Gente&Conteúdo

26/12/2013

Café com Jurídico sobre o eSocial

Recente levantamento realizado pela Thomson Reuters mostrou que, há menos de quatro meses do prazo, 70% das empresas ainda não estão preparadas para o chamado eSocial. O projeto prevê mudanças na implantação digital da folha de pagamento e no envio de informações ao governo. Cerca de seis milhões de companhias em todo o Brasil deverão se adequar à novidade a partir do primeiro trimestre de 2014.

Pensando nisso, a ProPay realizou na última quinta-feira (19), o Café com Jurídico sobre o assunto. O evento contou com a presença de um comitê da ProPay instituído para a adequação ao e-Social, , formado por Leandro Bonetti (Líder), Alexandre de Oliveira (Operações), Leonardo Albuquerque (Jurídico), Daniel Moutte (TI), Maurício Tathibana (Benefícios).
 

A apresentação foi conduzida pelo gerente jurídico da empresa, Leonardo Albuquerque, que explicou que o eSocial é uma ferramenta inteligente que visa desburocratizar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, assim como melhorar o controle da arrecadação dos tributos.

Segundo o advogado, o envio unificado de arquivos trabalhistas para a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal vai minimizar os erros e aumentar o poder fiscalizatório. “As empresas que não tem um parceiro terceirizado terão um grande desafio na adequação às novas regras", disse o executivo.

A premissa é de que o projeto reúna todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos da relação trabalhista e previdenciária, assim como informações relevantes sobre o contrato de trabalho. “O tema foi muito oportuno. A abordagem foi bem objetiva e pontual, propiciando uma reflexão ampla na responsabilidade no trâmite de informações da empresa
versus legislação vigente e órgãos fiscalizadores. Como há tempo hábil,  houve um alerta quanto à análise da fidedignidade das informações a serem repassadas a fim de se evitar questionamentos futuros. Gostei muito”, declarou Sonia Maria Félix, do Banco Mizuho.

Além do Banco Mizuho, estavam presentes no evento as empresas Allergan, Alphaprint, Banco Mercedes, CarSystem, Damasio, DHL, Epay, GS1, Huntsman, Mobly, Novo Nordisk, Oncoprod, Sabo, Servtec, Valeo, Zap e Pamcary, todas clientes ProPay. Para mais informações, envie um email para
esocial@propay.com.br.    


*Assessoria de Imprensa Layla Comunicação

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

GS1 Soter Rocket DeVry Brasil Crown Diversey Grupo Flytour Lachmann Sidel Nidera Alphaprint Brasil Máquinas Valeo Damásio Par Corretora de Seguros
http://www.propay.com.br/