Gente&Conteúdo

13/11/2013

Administração do tempo: O resultado da eficácia profissional

Tempo é dinheiro! Já dizia o velho ditado! Pra você ter ideia do valor do seu tempo, descubra o valor da sua hora de trabalho e imagine que, a cada hora trabalhada você realmente merece aquele valor e, a cada hora desperdiçada você perde o mesmo valor... Já imaginou qual seria o seu prejuízo no final do mês? Pense todos os dias como se você fosse o dono da empresa... Primeiro: gostaria de ter um profissional como você? Você se promoveria? Você se sente dono do seu tempo?      

O desperdício no dia a dia de trabalho ocorre de inúmeras formas, uma delas, e a principal causa de desligamento de profissionais, é a falta de resultados, muitas vezes causados pela má administração do tempo. Muitos especialistas concordam que, quem faz hora extra por contra própria é considerado incompetente por justamente não conseguir administrar o tempo dentro do período de trabalho. Hoje, já não é bem-visto pelos colegas de trabalho aquele que fica até mais tarde, não consegue entregar relatórios no prazo, não se preocupa com o bem estar das pessoas e usa sempre o tempo como desculpa. Hoje, a eficácia de um profissional é mensurada também pela correta administração do tempo que ele mesmo faz.             

E, para te ajudar nesse desafio da administração do tempo, listo abaixo 5 dicas valiosas que aprendi na prática ao longo da minha carreira profissional:         

1)  Planejamento é um processo natural da nossa mente e depende de uma decisão racional. Planeje seu dia, sua semana, seu mês e ficará muito mais aliviado quando perceber que consegue atingir os resultados que a empresa e as pessoas esperam de você.   

2)  A organização é um dos segredos do sucesso. Uma pessoa organizada, que planeja suas ações e programa suas tarefas importantes, tem tudo para fazer bem o seu trabalho e se tornar um profissional de sucesso. Se organizar é uma questão de hábito e planejamento.    

3)  Estabeleça uma rotina para definir prioridades e lista de atividades. Por exemplo: ler e-mails todos os dias antes de começar a execução das tarefas diárias. Cuidado: comece a lista pelo que é urgente (precisa ser executado naquele momento) e o que é importante (necessário, de alto valor, essencial). Trabalhar constantemente em crise, “apagando incêndios”, não é natural, e compromete a sua saúde e a motivação.

4) Aprenda e defina seu organizador de tempo ideal: agenda de papel, calendário do celular, caderneta, notebook, planilhas de Excel. Escolha um instrumento que esteja sempre à mão para consulta, seja completo (permita utilizar ferramenta de busca) e alteração de planos se for necessário.

5) Saiba dizer não para constantes interrupções (aquilo que ameaça nossa produtividade e nosso desempenho e não pode ser eliminado, apenas controlado) como: visitas inesperadas, telefonemas, a própria falta de atenção ou de motivação, desejo de ser perfeccionista, o medo de errar.

 

 *Esta matéria foi publicada no site GESTÃO RH

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

ESPRO Valeo Mercedes Benz GS1 Alphaprint Covidien Diversey Sabó DeVry Brasil Pamcary Junior Lachmann Rocket Par Corretora de Seguros America
http://www.propay.com.br/