Gente&Conteúdo

13/04/2016

Desenvolvimento profissional: Trilha ou trilho?

O treinamento para a capacitação de pessoas proporciona diversas vantagens tanto para a empresa quanto para o funcionário. Para aproveitar ao máximo esses benefícios, basta você identificar o que realmente fará a diferença na sua carreira.

As empresas mais atuantes do mercado já assimilaram há tempos que o investimento no seu quadro de funcionários é a forma mais eficiente – e também o menor percurso – para alcançar seus objetivos. Mas, antes de qualquer coisa, é importante lembrar que independentemente da empresa em que atua, cada um é responsável pelo seu desenvolvimento, ou seja, já que se trata de algo pessoal e que irá levar para a vida toda, cada um deve buscar o seu aprimoramento sem considerar apenas o chefe ou a empresa.

Alguns consultores afirmam que a carreira é um bem tão precioso, que o indivíduo deve assumir as rédeas e “dar o tom”, desta forma é necessário ter planejamento, iniciativa, visão de curto, médio e longo prazo.

Atualmente os treinamentos não são mais tratados como diferenciais das empresas; eles se tornaram, em absoluto, pré-requisito. Levam para os profissionais e trazem para a empresa diversos benefícios. Além de capacitar os profissionais, a empresa consegue solidificar suas convicções e o mais importante: construir uma forte imagem institucional agregando valor a marca no mercado em que atua.

Com frequência imaginamos que, em se tratando de treinamentos, há muito mais vantagens para as empresas do que para o funcionário. Engana-se quem pensa assim. Programas de desenvolvimento além de capacitar, muitas vezes ainda prepara o profissional para outros voos. Agora, quando se tratam de pessoas e não de empresas, pondero dois caminhos que devem ser considerados.

Eu decido ou decidem por mim?

A formação e o desenvolvimento dos profissionais podem passar geralmente por duas vias: a trilha ou trilho. A trilha simbolicamente faz referência a um caminho ou estrada. Mesmo quando traçamos nossos objetivos, devemos estar abertos às mudanças que a vida nos presenteia.

Sempre procuro ter em mente que, na medida em que vamos nos aperfeiçoando, portas podem ser abertas, não só de conhecimento como novas oportunidades e possibilidades. É nesse momento que posso usufruir das minhas opções.

Na trilha, eu decido o que serei e busco isso seguindo meu próprio caminho de acordo com as minhas convicções ou necessidades. Certamente poderão ocorrer mudanças em meu caminho, como obstáculos e imprevistos, e cabe a mim mesma saber aproveitar e tirar o melhor de cada situação.

Mas ainda há momentos em que o treinamento também se apresenta como o trilho, o que significa que você aceita ser conduzido. O trilho te leva aonde você quer ir, mas de maneira já traçada e definida. Embora cada funcionário traga a sua importante bagagem profissional, nesse caso é necessário aperfeiçoar de acordo com as exigências organizacionais.

Nessa via, a organização dá treinamento exatamente da maneira que necessita para que você atenda a todas as expectativas dela. Mas nem por isso você deixa de lucrar, nada impede que absorva tudo o que está aprendendo e passe a utilizar em seu autodesenvolvimento profissional e pessoal.

Não importa se o seu desenvolvimento organizacional seja através da trilha ou do trilho, é importante frisar que nenhum dos dois é errado. São apenas métodos diferentes, ambos podem ajudar alguém a alcançar seus objetivos.

O fundamental nessas duas vias é que o profissional encare como um dever o ato de não deixar que a perigosa zona de conforto seja uma escolha na vida dele.

Trilha ou trilho, o que escolher? Há casos em que você consegue conciliar o dois: trilhar o seu caminho de autodesenvolvimento profissional e ao mesmo tempo percorrer os trilhos que a empresa estabelece. O importante mesmo é prosseguir e progredir sempre.

*Fonte: ABRH

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

ESPRO Pamcary Damásio Crown Soter Decathlon Sidel DeVry Brasil Junior Nidera Brasil Máquinas Canal Rural Covidien Rocket Diversey
http://www.propay.com.br/