A pesquisa HR Trends foi realizada entre os meses de maio e junho de 2018 e contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais de RH com cargos considerados estratégicos dentro das empresas. 81,4% dos respondentes são líderes ou gestores de RH.
Durante a pesquisa, os participantes compartilharam suas percepções sobre o valor estratégico de 28 atividades de Recursos Humanos desempenhadas hoje no mercado brasileiro.
Pilares do RH
A análise de dados permitiu a divisão das atividades em 3 pilares:
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Operacional;
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Tático;
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Estratégico;
RH operacional e RH tático
Atividades como segurança e medicina do trabalho e folha de pagamento, foram consideradas operacionais.
Já atividades como benefícios geniais (plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, incentivo acadêmicos, etc.), políticas de inclusão e diversidade, além de projetos sociais e de sustentabilidade foram classificadas como táticas para pelo menos 54,6% dos respondentes.
Apesar do conceito de RH estratégico estar em alta, muitos dos próprios profissionais de Recursos Humanos não acreditam que a área já tenha alcançado este patamar.
Talvez porque atividades que poderiam ser consideradas operacionais ou táticas ainda são vistas como grandes desafios. Ou porque, a área, muitas vezes não possui clareza sobre a mensuração de seus resultados.
RH estratégico
Ao menos 54,3% dos respondentes acreditam que as atividades do RH relacionadas a experiência e a motivação do colaborador, inovação e indicadores são de maior valor estratégico, uma vez que o RH consegue trabalhar em parceria com as áreas de negócio da companhia.
Atração de talentos, cultura organizacional e treinamento e desenvolvimento foram os pontos mais citados como sendo estratégico.
85% dos profissionais entrevistados não desempenham por completo as atividades estratégicas que foram apontadas na pesquisa.
“Através desse estudo é perceptível que as atividades táticas e operacionais já possuem uma cadeia estrutural formada, porém as estratégicas ainda apresentam uma baixa atuação nas companhias.
Regras e padrões do mercado competitivo mudam rapidamente e não é fácil responder a estas mudanças com a mesma rapidez.
Por isso, pesquisas dessa natureza norteiam os profissionais de RH e resultam em novos insights para este momento cercado de desafios”, comenta o Diretor de Marketing da Propay, Leonardo Albuquerque.
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