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Accountability: o RH em um novo patamar nos negócios

Mesmo sem uma tradução exata para o português (“responsabilidade”, “contabilidade” ou “prestação de contas”), o termo accountability possui um sentido profundo. Pensando em um significado geral, o accountability é uma virtude que presta contas e que tem compromisso com a geração de resultados, é uma maneira de pensar e agir como dono e com senso de puxar a responsabilidade para si.  

Accountability - geração de resultados

Quando falamos de accountability no meio corporativo, ele está voltado para a obtenção de resultados por meio de pessoas, considerado o maior ativo dentro das empresas hoje. Muitas vezes, as melhores ideias e processos não geram os resultados pretendidos, porque falta um elemento importante em sua execução. 

Quando falamos sobre liderança, um líder accountable (aquele que possui um nível excelente de liderança) é cheio de atitudes éticas e virtudes, ele é proativo e nada passivo,  não coloca a culpa numa segunda pessoa quando algo não sai como planejado e tem uma postura de respeito com relação a toda a equipe.

A importância da liderança

Todas as suas contas são prestadas dentro da empresa da maneira mais clara possível, o que favorece um ambiente regrado, com respeito a cultura organizacional e principalmente as pessoas que ali atuam. 

Um líder de RH que se encaixe no termo accountability, se destaca e alcança maior credibilidade para sua área, pois se trata de uma postura inovadora e de alto valor comportamental/moral.

Esse tipo de profissional deixa de se esconder atrás de problemas externos ou internos que atrapalham os processos de Recursos Humanos e soma energia para resolver qualquer adversidade de maneira ousada, assertiva e eficaz.  

Accountability: RH prestando contas

Uma boa maneira de ser claro em todos os processos é mensurar todas as atividades desempenhadas no RH, compartilhar os resultados de forma clara e utilizar os mesmos para melhorias contínuas. Segundo a pesquisa HR Trends, realizada pela Propay,

O RH já utiliza ao menos 6 métricas e indicadores para medir a sua performance e a dos colaboradores. Ao menos 60% dos entrevistados já utilizam diversas métricas e indicadores para mensurar o seu desempenho e dos colaboradores, isso mostra que o RH já possui uma cultura de acompanhar sua performance, a fim de obter dados analíticos. 

O RH na era da performance

Apesar da utilização de métricas, o RH não é uma área acostumada a prestar contas de todas suas atividades para a empresa.

Atualmente isso é de suma importância; tudo que é realizado e desenvolvido deve ser registrado e se possível quantificado.

Metas numéricas dão margem para o aperfeiçoamento, porém, não devemos descartar aquelas que envolvem a qualidade, pois também podem ser objetivadas e se alcançadas trarão grandes vantagens. 

É importante que os líderes de RH dividam com toda a equipe as metas a serem batidas e em seguida devem dar autoridade para que cada membro da equipe realize suas obrigações (dentro do seu rol de atividades).

Dessa forma, não apenas o gestor traz para si a responsabilidade de suas ações, mas também estimula cada indivíduo a trazer a responsabilidade para si naquilo que executa. 

Diante desse panorama atual, facilmente se conclui que accountability pode ser a peça faltante no RH para que este se torne mais atuante e influente.

Não apenas um RH accountability, mas qualquer profissional aspirante a liderança, é necessário considerar uma combinação de fatores como: 

Compromisso: a responsabilidade e a vontade de fazer o que for preciso para obter resultados;
Resiliência: a capacidade de manter o foco mesmo diante de obstáculos e contratempos;
Aceitação: assumir as consequências (boas ou ruins) de nossas ações;
Aprendizado contínuo: entender o sucesso e o fracasso como experiências de aprendizado para impulsionar o sucesso futuro.

Fonte: Profissional&Negócios

Topics: Desafios do RH