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Gestão de benefícios - Entendendo ponto a ponto

Entenda os detalhes envolvidos no processo de gestão de benefícios corporativos, desde à operação do dia dia até escolha de fornecedor e responsabilidades.

A gestão de benefícios dentro de uma empresa é uma atividade que requer muito atenção, já que envolve dinheiro e qualquer erro pode resultar em grandes perdas.

Mas você sabe exatamente como funciona?

Neste artigo buscamos tirar as dúvidas e entender ponto a ponto desse tipo de gestão na área de RH.

O que são benefícios corporativos? 

Sem dúvidas o capital humano é o ponto crucial que sustenta o processo da organização de crescer e prosperar.

Para serem valorizados, além do salário mensal, as empresas oferecem benefícios, para atrair, reter e motivar os colaboradores.

Benefícios corporativos são vantagens que a empresa oferece para seus funcionários com o objetivo de conceder mais qualidade de vida e bem-estar.

Vale ressaltar que benefícios não são um extra, eles são fundamentais e possuem um papel preponderante ao lado do salário, portanto deve ser encarado com muito seriedade pelas empresas.

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Como é feita a gestão de benefícios?

A gestão de benefícios corporativos serve para gerenciar as diversas maneiras de remuneração (além do salário) dos colaboradores.

Se você conta com um fornecedor que realiza a gestão dos benefícios, sua empresa sabe que tem a expertise de um time de especialistas atuando em seu favor, os quais são apoiados por tecnologia de ponta para gerenciar toda a operação.

Isso garante redução de erros operacionais, agilidade na inclusão e exclusão de usuários e relatórios gerenciais para controle de tudo que é utilizado.

Além disso, uma empresa que cuida de benefícios vai ajudar a escolher o pacote adequado para seu negócio, aquele que melhor se encaixa com sua realidade.

O que faz uma administradora de benefícios?

Uma empresa administradora de benefícios atua na parte prática dos processos; na contratação e gerenciamento dos planos de saúde e odontológico coletivos por adesão ou empresariais.

A administradora de benefícios é responsável por cuidar do relacionamento com o cliente, representando seus interesses frente à operadora de saúde.

Qual é o papel de uma consultoria de benefícios?

Uma empresa que atua como consultoria de benefícios participa diretamente no desenvolvimento, implantação e manutenção de programas de benefícios, identificando necessidades e propondo melhores alternativas.

Ela faz a análise de todo o mercado e define as melhores estratégias e caminhos que a empresa cliente deve seguir, além de auxiliar na tomada de decisões e soluções inovadoras.

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A vantagem de contar com consultoria e administração no mesmo fornecedor

Quando você encontra uma empresa fornecedora que presta serviço de consultoria e administração, consegue trabalhar com soluções que se adequam a sua situação e encontrará meios específicos de administrar o cenário da sua empresa, tornando o processo vantajoso, tanto para cliente, quanto para o fornecedor.

Esse fornecedor completo irá contar com toda a parte teórica e prática.

Algumas vantagens de contar com uma consultoria e administração no mesmo fornecedor são:

Atendimento personalizado

Contar com um fornecedor permite que seu atendimento aconteça conforme suas demandas.

A empresa corretora deverá entender as necessidades da população de sua empresa para ter propriedade na hora de oferecer produtos ou serviços que melhor se encaixe.

Paralelamente, toda a equipe que atua em conjunto tem que ter condições de oferecer um bom relacionamento mesmo quando seu contato principal está indisponível.

Soluções estratégicas customizadas

Quando se trata de benefícios é necessário levar em conta a realidade e o perfil de cada empresa, pois um mesmo recurso pode ser excelente para uma organização e inadequado para outra.

Portanto, seu fornecedor precisa ofertar planos que atendam sua estrutura.

Desta forma, a gestão de benefícios essa oferta precisa ser bem estudada, já que planos de saúde, odontológico, previdência, entre outros, requerem estudo minucioso porque sofrem, alterações constantes.

Ao contar com a personalização de soluções, seu fornecedor está potencializando seus resultados e, indiretamente, impactando a qualidade de vida, o engajamento interno e o nível de satisfação de seu colaborador, o que é determinante para o sucesso das atividades do RH.

O que é gestão de risco?

Gestão de risco é um conjunto de atividades que objetiva a administração de uma empresa em relação a possíveis riscos ou ameaças que possam afetar os resultados da organização.

Esse tipo de gestão é uma estratégia para prevenir situações de risco que a empresa possa vir a enfrentar ou estar preparada caso passe por isso.

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Alguns pontos que ajudam nessa gestão de risco quando se trata de benefícios são:

  • Com relação ao plano de saúde, ter controle da sinistralidade das apólices contratadas;

  • Acompanhamento, controle e gestão dos riscos do prêmio;

  • Análise preditiva, controle e administração dos processos;

  • Processos guiados por Business Intelligence – BI

O que é gestão operacional?

Gestão operacional é um conjunto de atividades que visa a administração da rotina prática do dia a dia de uma empresa.

Trata-se de uma série de ações que são tomadas na intenção de manter os processos organizados, otimizados e em funcionamento.

Quando se tem um parceiro com expertise que cuida dessa área, o fluxo de tudo fica mais fácil.

Alguns elementos que ajudam na gestão operacional quando se trata dos benefícios são:

  • Processos integrados e automatizados;

  • Movimentação Cadastral (inclusão e exclusão, alteração de plano, etc.);

  • Controle de permanência de demitidos, aposentados, afastados e agregados.

Gestão em saúde

Quando a empresa conta com um fornecedor adequado que cuide da gestão da saúde na empresa, os processos tendem a ser mais ágeis e efetivos.

Uma consultoria especializada cuida dos seguintes processos:

  • Gestão de Planos de Saúde, Seguro de Vida, Assistência Odontológica e Previdência Privada;

  • Gestão de benefícios flexíveis;

  • Controle de sinistro, gestão operacional e apoio assistencial;

  • Consultoria e negociação de plano de saúde empresarial;

  • Atuação preventiva junto a casos crônicos;

  • Expertise jurídica e atualização sobre mudanças na legislação;

  • Programas de qualidade de vida com Informativos periódicos sobre educação para a saúde;

  • Apoio na realização de palestras de orientação para a saúde e do uso consciente do plano.

Conclusão

São diversas as vantagens de contar com um fornecedor que trabalhe como consultoria e como administradora de benefícios.

Em um cenário global altamente competitivo, as empresas precisam ter esse apoio para se dedicar as questões estratégicas do seu core business e ganhar destaque em seu mercado.

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Topics: Gestão de Benefícios