Blog

21/01/2013

Tire todas as suas dúvidas sobre Hemofilia

Último dia 4 de janeiro foi o Dia do Hemofílico. Hemofílico é o paciente portador de hemofilia, doença de ordem genética e hereditária que causa deficiência na coagulação do sangue e que se manifesta quase que exclusivamente em homens, já que as mulheres mesmo sendo portadoras do gene, raramente desenvolvem a doença.

Formado por diversas substâncias, o sangue é composto por algumas proteínas chamadas de fatores de coagulação que são uma das principais responsáveis por estancar hemorragias. Esses fatores são numerados por algarismos romanos de I a XIII que trabalham juntos cada um com o seu momento de ação, sempre transmitindo instruções ao fator seguinte. O hemofílico não possui um desses fatores em quantidade ou qualidade suficiente para exercer suas funções. É por este motivo que o sangue da pessoa com hemofilia demora mais para formar um coágulo, e mesmo quando se forma ele não é capaz de estancar o sangue. Quais são os sintomas? As pessoas com Hemofilia grave têm hemorragias espontâneas e sem causa aparente. As atividades cotidianas consideradas normais ou leves podem causar essas hemorragias que acontecem nas partes do corpo onde há muita atividade, como por exemplo, nas articulações. Os joelhos e tornozelos são frequentemente atingidos por hemorragias, porque suportam grande parte do peso do corpo. Outras articulações podem também ser atingidas, como cotovelo, quadril, ombro, entre outros. Entretanto a doença não é mais tratada como era antigamente, engana-se quem pensa que o tratamento para Hemofilia é exclusivamente a base de transfusão de sangue para fazer a reposição do que é perdido. Hoje em dia as transfusões são realizadas em apenas algumas exceções. Geralmente os hemofílicos são tratados com injeções específicas, que possuem um preço alto, porém são fornecidas adequadamente pelo governo. A lei brasileira não permite a comercialização dele, não podendo ser vendido em farmácias. Apenas o estado detém o monopólio da distribuição. Para que sejam tratadas pelo SUS gratuitamente os pacientes hemofílicos são registrados em um centro de referência público de tratamento de Hemofilia. O fator coagulante (medicação) é muito considerado por sua eficiência máxima, permitindo uma vida praticamente normal para o paciente.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

DeVry Brasil Sidel Diversey Nidera Soter Grupo Flytour Junior Grupo Libra Sabó Mercedes Benz ESPRO Brasil Máquinas America Rocket Covidien
http://www.propay.com.br/