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Gestão de RH: seu time consegue atender as demandas da empresa?

A gestão de RH é um pilar do planejamento estratégico. A gestão de pessoas impacta os negócios e o RH estratégico é a ponte para estruturar as equipes.

Humanização das relações, desenvolvimento, entrega de resultados, atração e retenção de talentos não são todas as preocupações que uma área de RH precisa ter hoje em dia.

Antes de partir para atividades mais complexas, é preciso entender a real função do RH, não apenas para o mercado, mas inicialmente para a empresa, pensando em gestão de pessoas e a gestão de RH como um todo.

Gestão de pessoas e estruturação de equipes

Conhecer a maneira que a companhia enxerga esse departamento e suas expectativas auxiliará na entrega de resultados.

Mas até atingir um nível elevado e satisfatório, há diversas etapas que precisam ser vencidas.

Muitos departamentos não conseguem atuar da maneira esperada porque não possuem respaldo da diretoria, não estão familiarizados com fatores internos ou ainda não sabem qual o número apropriado de pessoas para atender demandas da organização.

Estruturar uma área de acordo com as necessidades é o primeiro passo para começar um trabalhar com foco em gestão de RH.

Neste artigo, à parte a questão central acima exposta – e que já foi tema de diferentes artigos e análises que fiz, foco, de maneira localizada, no impacto do distanciamento entre as áreas RH e Marketing (e demais áreas ligadas aos clientes, consumidores, usuários da companhia), contribuindo para esta problematização.

Propay BPO

Gestão de RH: Como está a distribuição no setor?

De acordo com a pesquisa HR Trends realizada pela Propay S.A com profissionais que ocupam cargos considerados estratégicos para a área de RH, 87% das empresas com até 300 funcionários possuem de 1 a 6 profissionais de RH.

82% das companhias com mais de dez mil colaboradores possuem mais de 30 profissionais de RH. 46,6% dos respondentes afirmam que seu departamento de RH possui 1 ou 2 gestores, podendo ocupar os seguintes cargos:

  • Supervisor
  • Coordenador
  • Gerente
  • Diretor
  • C-Level

Como isso impacta a área de Recursos Humanos e o que isso significa?

Que o número proporcional entre o RH e os colaboradores é uma medida controversa.

Em pleno século XXI, não há uma receita de bolo pronta com os ingredientes ideais para estruturar um departamento de Recursos Humanos.

Um alto número de profissionais de RH geralmente não é ruim quando de fato, a empresa trabalha num modelo de RH estratégico nos negócios.

Poucos profissionais atuando também não é ruim se a organização terceiriza boa parte das atividades.

É uma questão passível de análises, pois leva em conta diversos fatores, como a estrutura da organização, por exemplo.

Hoje em dia com tantas opções de outsourcing, é compreensível que os departamentos estejam com um formato mais enxuto.

Ainda segundo o estudo HR Trends, 38% das atividades estratégicas do RH já são realizadas com o apoio da tecnologia, porém uma grande porcentagem (cerca de 55,56% dos entrevistados) ainda encara a automação de processos com um dos maiores desafios para o RH nos próximos dois anos.

Como saber se minha equipe está suprindo as necessidades da empresa?

Como já dizia o físico irlandês William Thomson: “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. São os indicadores próprios que irão auxiliar na decisão do tamanho adequado de pessoas e demanda de processos.

O ideal é que depois de tudo isso, os resultados sejam comparados com o que está sendo utilizado pelo mercado para que alguns métodos sejam aprimorados, porém, antes disso não se deve ignorar a necessidade de estruturação interna aliada aos objetivos da empresa, pois essa visão favorece a gestão de RH.

Indicadores são fundamentais para comprovar se e os investimentos na área de gestão de pessoas está tendo um resultado significativo.

Isso mostra se a otimização dos processos utilizados, redução de despesas e se a equipe no geral está tendo um desempenho satisfatório.

Propay Benefícios

Preste atenção nos indicadores de desempenho

Os índices de desempenho são fundamentais porque apresentam quais as práticas estão de fato funcionando e quais as falhas do planejamento que precisam ser redesenhadas.

Seguindo os passos mais básicos, o RH conseguirá se tornar estratégico, pronto para apoiar as áreas de negócios, com alta capacidade de acompanhar um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, o setor será capaz de definir os indicadores adequados para suportar as estratégias da organização.

Com isso, é possível contar com um número adequado de pessoas atuando, sem que isso comprometa o custo, a performance, a qualidade de entrega das atividades e ainda viabilize a gestão de pessoas com foco na geração de negócios.

Qual tipo de terceirização é mais adequada a minha empresa?

Os tipos de outsourcing são BPO (Business Process Outsourcing), BSP (Business Service Provider) e ASP (Aplication Service Provider). O tamanho de sua equipe pode variar ainda mais de acordo com o tipo de terceirização que o RH contrata.

BPO

Essa solução auxilia outras empresas em atividades que não fazem parte do seu rol de produtos e serviços.

Uma das grandes vantagens da utilização do BPO em RH, é a garantia de que os serviços de RH serão executados com alta performance por uma empresa com expertise naquele processo.

Nesse modelo, geralmente o cliente que contratou dependerá de tecnologia/infraestrutura da empresa parceira para que esta execute a função com eficiência.

Nesta solução é possível alocar um especialista de DP dentro da estrutura do cliente para imputar as solicitações e processos, o que muitas vezes pode significar a resolução de problemas com headcount, por exemplo.

Headcount é um indicador que representa a quantidade de colaboradores de uma empresa. Por questões burocráticas, o RH se depara com situações em que contratações não podem ser realizadas em determinado momento.

O BPO consegue ajudar nesse aspecto já que este tipo de terceirização leva um profissional para trabalhar nas dependências do cliente, somando os profissionais sem queimar o headcount.

BSP

É a solução em que o cliente imputa os dados em um sistema e a empresa parceira de outsourcing faz todo o processamento.

Esse tipo de terceirização utiliza um conjunto de tecnologias conhecido como web services que especifica padrões de segurança, com outros softwares internos de uma organização.

O modelo BSP oferece terceirização parcial ou completa de serviços. Eles são divididos em Front-Office (onde a empresa que oferece o outsourcing é responsável por serviços realizados para o cliente do cliente, como contact center por exemplo) e Back-Office (onde a empresa que oferece o outsourcing realiza as funções internas da empresa cliente, como contabilidade ou recursos humanos).A vantagem do BSP é que ajuda as empresas a se concentrarem em seus principais conhecimentos, sem serem sobrecarregadas pelas necessidades de restrições burocráticas e processos operacionais.

Propay SaaS

ASP

Um módulo via web que propicia liberdade para o cliente executar tarefas operacionais de acordo com sua rotina, necessidades e prazos estabelecidos.

O cliente utiliza o sistema e a estrutura de banco de dados da empresa fornecedora.

Com toda a estrutura de Data Center e acesso remoto ao sistema, essa solução permite a terceirização de toda a infraestrutura levando confidencialidade de informações.

Ele é parametrizado de acordo com as necessidades de cada cliente, possui um custo baixo com relação a implementação e manutenção, o cliente não precisa investir em licenças de software e nem em infraestrutura como servidores, licenças de banco de dados, backups, entre outros.

Depois de conhecer os tipos de outsourcing, para saber se sua equipe está suprindo as necessidades da empresa, são os indicadores próprios que irão auxiliar na decisão do tamanho adequado de pessoas e demanda de processos.

O ideal é que depois de tudo isso, os resultados sejam comparados com o que está sendo utilizado pelo mercado para que alguns métodos sejam aprimorados.

Conhecendo as atividades do RH estratégico

Depois de entender a estrutura ideal do seu RH, é extremamente importante conhecer a fundo as atividades que são de responsabilidade do RH.

O RH passa por um momento notável: passando de tradicional para transformador.

Agora, esse novo RH se associa a condição de uma gestão integrada que abraça todos os outros setores de uma empresa – não só a parte de gestão de pessoas - exercendo influência e sendo um organizador ativo dentro de uma companhia, além de estar cada vez mais próximo da diretoria.

Atividades Operacionais do RH

O RH operacional assume a funcionalidade cotidiana e as transações da área.

Ele consiste nas etapas necessárias para implementar os objetivos que permitem à organização alcançar seus objetivos estratégicos.

Quais são as atividades consideradas operacionais quando se trata de Recursos Humanos?

De acordo com a pesquisa HR Trends realizada pela ProPay S.A, 44,6% dos respondentes acreditam que as atividades do RH, relacionada ao cumprimento da legislação trabalhista, são operacionais, porém, muito importante para a gestão da empresa. As atividades são:

  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Benefícios Legais
  • Folha de Pagamento

Atividade Táticas do RH

Depois das atividades operacionais, as atividades consideradas táticas também precisam ser bem conhecidas pelos RHs, pois elas fazem a ponte para o RH estratégico.

O RH tático é responsável pelas ações derivadas do planejamento estratégico da companhia que permitem uma visão mais externa em relação ao nível operacional, e por isso são explorados projetos e ações que visam a melhoria do desempenho da área de RH.

Ainda de acordo com o estudo HR Trends, realizado pela Propay S.A, 54,6% dos respondentes acreditam que as atividades que possuem foco direto na gestão dos processos, projetos e dos colaboradores são táticas:

  • Benefícios Estratégicos
  • Políticas de Diversidade e Inclusão
  • Projeto de Sustentabilidade
  • Projetos Sociais
  • Cargos e Salários
  • Comunicação Interna
  • Rede Social Corporativa
  • Portal de autoatendimento
  • Qualidade de Vida
  • Pesquisa de Clima

Atividades Estratégicas do RH

Talvez o tema mais aguardado seja a parte estratégica que o RH executa.

Logo após as atividades táticas, conseguimos explorar as que são consideradas estratégicas e que planejadas e realizadas a médio ou longo prazo.

A pesquisa HR Trends apontou as atividades consideradas estratégicas pela sua base de respondentes:

  • Employer Branding
  • Atração de Talentos
  • People Analytics e Recrutamento e Seleção
  • Automatização de Processos
  • Programas de Motivação e Reconhecimento e Retenção de Talentos
  • PDI e Treinamento e Desenvolvimento
  • Cultura Organizacional e Inovação
  • Employee Experience
  • Mensuração de KPI

Conhecer as atividades que seu RH desempenha, o tamanho ideal da estrutura dele e os tipos de outsourcing ajudará muito os RHs a desenvolverem seu planejamento estratégico e serem vistos como uma área forte dentro da organização.

Quer saber mais sobre como montar seu planejamento do RH?

Acesse nosso guia prático clicando aqui.

Propay Plus

Escrito por

Propay

Uma das maiores empresas brasileiras especializadas em serviços de terceirização para os processos de Recursos Humanos, a Propay oferece tecnologia e atendimento de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio. Atuamos com folha de pagamento, gestão de benefícios e softwares que auxiliam os processos burocráticos internos, buscando facilitar o dia a dia de cada cliente, sempre atendendo as novas legislações e desafios.

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