Blog

25/04/2012

Como alavancar sua carreira em 2012

Nossa Diretora de Novos Negócios e Marketing, Sandra Lucena, participou de uma matéria sobre como alavancar sua carreira em 2012. O começo do ano já passou, o carnaval também, mas é sempre bom estarmos atentos ao que podemos melhorar. Confira as dicas! O ano de 2012 chegou e, com ele, toda a motivação de um novo período profissional. Crescer dentro da empresa, mudar para um emprego melhor, alcançar o cargo de liderança tão almejado ou ter o próprio negócio: todas estas são opções para quem deseja crescer na carreira e obter êxito em sua atividade. Conversamos com especialistas no assunto, que indicam as melhores maneiras para atingir o sucesso profissional. Saber exatamente o que busca é essencial. A pessoa necessita ter ideia dos seus pontos fortes e do seu desenvolvimento, assim como qual perfil de organização a atrai. Ela pode fazer isso estando simplesmente atenta a ela mesma, pesquisando o mercado e, eventualmente, com formações adicionais. Também é válido o recurso de buscar profissionais que a ajudem neste processo, quer sejam consultores de carreira, coaches ou algum profissional de confiança que a desafie a ir mais longe, indica Susana Azevedo, especialista em coaching para executivos. O mercado de trabalho é ditado por tendências, baseadas nas necessidades pontuais das empresas. Hoje, com as organizações cada vez mais descentralizadas e com menos distância entre níveis hierárquicos, as competências ligadas à comunicação e gestão de conflitos são importantes, mas uma delas se destaca: a liderança. Grandes talentos que não disponham de espírito de equipe e capacidade de liderança podem arruinar as organizações. Portanto, as empresas devem estar atentas na escolha de seus líderes para que estes profissionais sejam capazes de oferecer boas orientações e dar continuidade aos negócios, opina Sandra Lucena Souto, diretora Comercial e de Marketing da ProPay, consultoria em RH. Para ela, uma companhia com problemas de liderança ou com líderes que não estejam preparados, pode ter seus dias contados. É um risco muito grande. Aprimorar os conhecimentos e desenvolver habilidades por meio de cursos e graduações ainda é um ótimo caminho. O mercado atual exige como nunca conhecimento técnico e específico de determinadas funções, e buscar educação profissional é uma alternativa valorizada pelas empresas. De acordo com Dr. Valderes Fernandes Pinheiro, diretor acadêmico da Faculdade Impacta Tecnologia, a pós-graduação se tornou fator determinante para a carreira do profissional. Cursar um MBA também é importante para pessoas que almejam atuar em cargo de gestão, pois dá uma visão global do negócio da empresa, além de aprimorar questões de liderança, aponta. Ainda sobre educação, com a massificação das universidades, atualmente existem inúmeros cursos e faculdades e cabe ao indivíduo saber selecionar qual oferece as melhores opções e recursos para seu objetivo. Hoje, existem muitas instituições que dizem oferecer um MBA, mas é apenas fachada. O maior foco destes cursos deve ser desenvolver competências de liderança e visão de mercado, mas não é o que ocorre na prática, relata Dr. Valderes. Novas Tecnologias Sem dúvidas, dominar este advento nos negócios é essencial. Dia após dia, novidades em soluções tecnológicas surgem no universo corporativo e cabe aos profissionais serem críticos na escolha das tecnologias que usarão e que terão acesso para ganhar mais produtividade e também para reduzir riscos e custos. Atualmente, ter acesso às tecnologias mais avançadas é essencial para qualquer modelo de negócio. Além disso, estar atualizado com os assuntos e tendências mais modernas é de grande apoio no momento da tomada de decisão, diz Sandra. A tecnologia é uma ferramenta que pode e deve ser usada nas práticas profissionais, não como um fim, mas como um meio, alerta Susana Azevedo: A tecnologia não substitui a conversa entre as pessoas, mas aumenta a possibilidade dela ocorrer em situações de distância física, por exemplo. Esta notícia foi publicada na Catho – Carreira e Sucesso em, 11 de janeiro de 2012.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Canal Rural ESPRO Grupo Libra Soter Nidera Rocket Alphaprint DeVry Brasil Grupo Flytour Valeo Junior Sabó GS1 Brasil Máquinas Lachmann
http://www.propay.com.br/