Gente&Conteúdo

29/10/2014

Você sabe receber críticas?

É muito comum não ter a visão clara do impacto de suas atitudes para as outras pessoas, no entanto, principalmente em assuntos relacionados à carreira é importante estar aberto para ouvir.

Afinal este é o exercício mais eficaz para expandir a mente e adquirir novos aprendizados, ou seja, saber receber críticas pode ser fundamental para o seu crescimento profissional.

Susanne Andrade, palestrante, escritora e  coach na área de desenvolvimento humano comenta sobre a importância de lidar com críticas: “Acho que devemos ser proativos nessa questão, exercitando o “pedir feedbacks”, seja no mundo corporativo ou em nosso dia a dia, o que nos possibilita ouvir as pessoas a respeito de nossos comportamentos, criando espaços para crescermos mais e mais”.

Susanne também listou os indícios que evidenciam a dificuldade de receber e lidar com criticas confira:

Quais os indícios de que não sabemos receber críticas?

O primeiro indício é ficar chateado com a pessoa que criticou, às vezes até com ódio. Isso acontece quando o criticado não quer enxergar o impacto do seu comportamento para as demais pessoas, ou que a mudança de algumas atitudes suas podem lhe trazer benefício.

Em algumas situações pode resultar em inimizades ou conflitos no ambiente de trabalho. A forma como a crítica é feita é fundamental para uma boa aceitação. Se ela vem de forma destrutiva, ou mesmo agressiva, o emissor deve rever a sua forma.

Qual a forma certa de lidar com críticas?

É importante lembrar que não é tão fácil ouvir sobre a necessidade de mudanças. Se a própria pessoa identifica isso, é simples, pois só depende do olhar e do fazer dela, mas quando vem do outro, a história muda.

Não deve-se simplesmente sair fazendo o que os outros querem. O seu olhar sobre si mesmos é essencial, pois a sua história deve ser construída por você, levando os seus propósitos em consideração, senão vira manipulação e você passa a ser direcionado pela forma como os outros querem.

Com tudo isso, conclui-se que é importante ouvir as outras pessoas para ampliar o seu campo de visão, potencializar autoconhecimento com abertura para novas possibilidades de crescimento em sua vida e carreira.

Lembre-se que quanto mais você se abrir para criticas, mais chances terá de se desenvolver, fazendo sim a escolha do caminho que quer seguir, mas ampliando o seu nível de consciência sobre  ouvir os outros. Isto é sabedoria!

*Esta matéria foi publicada pelo Portal Carreira&Sucesso em 29 de outubro de 2014.

 

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Junior Soter Canal Rural Brasil Máquinas Mercedes Benz Sabó Rocket Alphaprint Grupo Flytour Covidien GS1 ESPRO Crown Nidera Lachmann
http://www.propay.com.br/