Gente&Conteúdo

13/07/2016

VITAMINA A: Combustível essencial para garantir o bom funcionamento do organismo

Já sabemos que o corpo humano depende de muitas vitaminas para funcionar bem. No entanto, boa parte delas não são produzidas pelo nosso organismo.  Para as crianças, as vitaminas são  o combustível que garante o desenvolvimento físico, cerebral e motor para chegar até a vida adulta. Entre as muitas letras de vitaminas que precisamos, o Blog da Saúde destaca desta vez a  vitamina A.

Quem tem deficiência de vitamina A pode ter complicações nos olhos, como alterações na retina, conjuntiva e córnea, causando redução da sensibilidade à luz até a cegueira parcial ou total.  Além disso, as baixas concentrações da vitamina pode aumentar a ocorrência de agravos a saúde, como diarreia e doenças respiratórias. Mas com a ingestão de vitamina A adequada, as  crianças de seis meses a quatro anos, por exemplo,  têm o risco de mortalidade por diarreia reduzido em 28% e de mortalidade por todos as causas, em crianças com HIV positivo, em 45%.

 
A suplementação da Vitamina A no país iniciou na década de 80, em parceria com organismos internacionais como Fundo das Nações Unidas para a Infância  (UNICEF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). E foi em 2005 que a suplementação foi formalmente instituída, através da Portaria nº 729/2005, sendo o Ministério da Saúde o responsável pela aquisição e distribuição para os Estados.

 Onde encontramos vitamina A

Os bebês até os seis  meses de vida podem encontrar a vitamina A no leite materno. Com a introdução dos alimentos, para crianças acima de seis  meses, além do leite, a vitamina pode ser encontrada no fígado bovino cozido, cenoura crua, manga, acerola, abóbora cozida, melão, ovo cozido, brócolis cozido, espinafre cozido, pitanga, leite de vaca integral, couve refogada, mamão papaya, rúcula, goiaba, cenoura cozida, alface lisa, agrião e tomate (a lista está organizada do maior para o menor alimento com mais vitamina).

Na prática, a vitamina A está nos alimentos de origem animal, vegetais folhosos verdes, vegetais amarelos, e frutas amarelo-laranjadas.

Suplementação

Na década de 80, a falta da vitamina A  se tornou um problema de saúde pública na Região Nordeste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri (Minas Gerais) e alguns municípios da Amazônia Legal. Para resolver o problema, uma iniciativa de suplementação foi destinada para as crianças e mulheres no pós-parto imediato, nessas áreas de risco.

Posteriormente, com a adoção do Programa de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no país, a suplementação da vitamina A foi ampliada para municípios prioritários da Amazônia Legal e 12 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Já em 2012, a partir da Ação Brasil Carinhoso, a suplementação chegou aos municípios contemplados pelo Plano Brasil sem Miséria, ou seja:  todos os municípios da região Norte, todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e municípios prioritários das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

As crianças recebem a vitamina  nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelas equipes de Atenção Básica. Devido a periodicidade semestral da administração da vitamina, muitos gestores locais aproveitam as campanhas de vacinação para realizar a suplementação da vitamina A  nos pequenos.

Só em 2015, foram suplementadas 3,6 milhões (3.617.784) de crianças. Neste ano, até o mês de junho, foram 1,8 milhão de crianças. A meta é até o final de 2016 alcançar 6,3 milhões de crianças em 3.594 municípios do país.

Vitamina A na vida adulta

No corpo do adulto, a vitamina A participa da formação dos glóbulos vermelhos e no transporte de ferro no organismo. Sua carência pode ser responsável pelo desenvolvimento de anemia e ainda aumentar a incidência de infecções respiratórias e diarreia.

Muitas vezes as pessoas só percebem que precisam  de uma vitamina quando o exame de sangue acusa que há deficiência no organismo. Mas para evitar esse problema,  o melhor é manter bons hábitos alimentares sempre.

* Fonte: Blog Ministério da Saúde


Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Valeo America GS1 Decathlon Covidien Mercedes Benz Grupo Libra Crown Soter Diversey Damásio Pamcary Nidera Rocket Junior
http://www.propay.com.br/