Gente&Conteúdo

04/02/2015

Virou chefe e não sabe como agir com a equipe?

Ser chefe não é fácil. Assumir um cargo de liderança pode trazer grandes benefícios, mas responsabilidades ainda maiores. Encarar o cargo pela primeira vez, como toda mudança, exige cuidado especial.

"Quando um profissional aceita um cargo de gerência, os relacionamentos pessoais anteriores têm de ser movidos para um nível diferente", afirma Balvinder Powar, especialista em liderança e professor da IE Business School, escola de negócios de Madri, na Espanha. "Você não é mais um colega para sua equipe, e suas funções mudaram."

Por mais que um profissional tenha se preparado a vida toda para assumir um cargo de chefia, a nova posição pede mudanças na postura que têm de ser trabalhadas no dia a dia.

Para a consultora de carreiras Waleska Farias, autora do livro "O Líder Integral", o gestor fala pela empresa e tem de aprender a impôr limites, mas sem destratar ou ser rude para fazer valer sua autoridade.

Segundo Farias, que desenvolveu um programa para acelerar a formação de novos líderes, a honestidade também deve ser prioridade para criar vínculos com seus funcionários. "A equipe pode até perdoar falhas ou o fato de o chefe não saber determinado assunto ou procedimento. Mas ela não vai tolerar mentiras".

Confira dicas dos especialistas para quem se tornou chefe pela primeira vez na carreira.

1. SEJA AMIGO, MAS IMPONHA LIMITES

Virar chefe exige atenção aos relacionamentos antigos. O colega, que pode até ser um amigo, agora vai cumprir suas ordens. Nesse caso, a comunicação é vital.

"Eu recomendaria conversar com cada pessoa da equipe individualmente, para que eles falem como se sentem", diz Balvinder Powar. "Foque na expectativa de ambos e deixe todas as questões claras, evitando falar sobre fofoca ou assuntos subjetivos".

"O profissional tem de ter consciência de que, como gestor, agora fala pela empresa. Por isso, deve impôr limites", afirma Waleska Farias.

2. EVITE A INVEJA

É natural que mais de um funcionário seja cotado para a mesma posição, quando uma vaga de gerência é aberta na empresa. Saber como contornar a frustração dos que não conseguiram é tarefa do novo líder.

"Chame o colega para um almoço ou um café. Deixe claro, dizendo que vocês dois queriam aquela posição da mesma maneira e tinham competência para isso, mas uma amizade ou parceria não pode acabar por isso", afirma Waleska Farias. "Ser claro e honesto é importantíssimo. O silêncio é a pior medida, porque os 'fantasmas' crescem".

Powar afirma que o ideal é ser objetivo para evitar conflitos pessoais. "Fale objetivamente o porquê de ter sido escolhido e que essa é uma oportunidade para toda a equipe. Também seja aberto para receber comentários. Uma boa ferramenta é a empatia. Pergunte à outra pessoa como ela lidaria com a situação".

3. NÃO MUDE SUA PERSONALIDADE, MAS SE ADAPTE

Um funcionário brincalhão deve virar um chefe muito sério? Segundo os especialistas, não é necessário mudar. O melhor é manter sua personalidade, mas se adaptando às novas exgências do cargo. "Seus funcionários terão que entender que algumas brincadeiras não cabem em certas situações, como na frente de clientes, por exemplo".

O mesmo vale para um profissional muito sério ou fechado, já que um líder precisa ser comunicativo.

"Uma parte importante de ser um líder é ser autêntico. Na primeira conversa, ele deve posicionar como pretende lidar com o cargo e fazer os outros entenderem que não mudou, apenas as circunstâncias", afirma Powar.

4. PROCURE UM MENTOR

Por mais preparado que esteja, um novo cargo sempre pode trazer insegurança.

"Autoconfiança é subjetiva. Cada um vai aprender a lidar com isso. Pode ser em terapia, coaching ou mesmo sozinho", afirma Waleska Farias. Ela afirma que uma boa tática é procurar alguém que já tenha passado pela mesma experiência para ser seu mentor.

Para evitar insegurança, também é importante lembrar que, se agora ocupa um cargo de liderança, é porque outros gerentes acharam que estava pronto para a posição, afirma Powar.

*Fonte: Uol

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

America Par Corretora de Seguros DeVry Brasil Crown Mercedes Benz Alphaprint Decathlon Sidel Canal Rural Brasil Máquinas Pamcary Nidera Covidien Diversey Grupo Flytour
http://www.propay.com.br/