Gente&Conteúdo

26/11/2014

Turbine seu CV de maneira criativa

Descrever habilidades, ressaltar pontos positivos, listar informações sobre formação acadêmica e outras informações são essenciais em um currículo, mas para satisfazer um mercado de trabalho que busca cada vez mais inovação, é necessário apresentar algo novo e diferente.

Segundo Sonia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, multinacional japonesa, um bom currículo começa na formatação. Fonte, quantidade de páginas tamanho do texto, cores e outros elementos devem agir a favor do candidato e inovar pode ser fundamental. “Estes elementos são determinante para os profissionais de RH, decidirem pela eliminação do candidato ou não. O primeiro impacto visual é decisivo”, conta.

Nakabara também explica que fotos só devem ser aplicadas quando exigidas. Nestes casos a foto 3×4 é padrão e o candidato deve manter uma boa apresentação para não demonstrar desleixo e/ou descuido. Além disso, um currículo deve ter duas páginas no máximo, afinal o recrutador pode perder o interesse mediante a textos muito extensos e detalhes desnecessários.

Diagramação, layout e tópicos obrigatórios!

Muitos candidatos tentam fugir da diagramação mais comum e acabam errando ainda mais. Letras muito desenhadas ou despojadas, por exemplo, podem passar uma imagem infantil, usar letras muito grandes ou pequenas também pode fazer com que um currículo seja descartado. A recomendação é utilizar letras que facilitem a leitura e tamanho de fonte entre 10 e 12.

Objetivo, formação acadêmica, dados pessoais e experiências profissionais são dados obrigatórios. Uma boa maneira de deixar o currículo em destaque é alterar seu design.  Faça-o em forma de linha do tempo, ou em formato de revista ou jornal, mude, seja diferente.

Inove, mas seja cuidadoso, não abuse de colorido, pois o currículo pode perder informações importantes caso seja impresso em preto e branco. Se você mesmo fizer a impressão é essencial prestar atenção no tamanho adequado: “Imprima sempre no tamanho padrão A4 e no formato retrato (vertical)”, conclui Sonia.

*Esta notícia foi publicada pelo Portal Carreira&Sucesso.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Grupo Libra Mercedes Benz Junior Crown GS1 Valeo Pamcary Brasil Máquinas Grupo Flytour Sidel Damásio Covidien Alphaprint Rocket Lachmann
http://www.propay.com.br/