Gente&Conteúdo

25/08/2016

Substâncias de frutas cítricas reduzem efeitos nocivos de dietas gordurosas

Laranja, limão e lima podem proteger o organismo de perigosos efeitos da obesidade, como doenças do coração, do fígado e o diabetes, sugerem pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em uma pesquisa apresentada ontem na 252ª Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), realizada na Filadélfia (Estados Unidos). O efeito protetivo foi observado em ratos alimentados com uma dieta calórica e rica em gordura, semelhante à adotada na maioria dos países ocidentais.

“Nossos resultados indicam que, no futuro, podemos usar flavononas cítricas, uma classe de antioxidantes, para prevenir ou retardar doenças crônicas causadas pela obesidade em seres humanos”, diz Paula Ferreira, principal autora da pesquisa. Flavonas são uma subclasse dos flavonoides, componentes encontrados em frutas, vegetais, flores, mel, chás e vinhos.

O trabalho brasileiro corrobora outros estudos com animais e experimentos in vitro que encontraram associação entre os flavonoides presentes em frutas cítricas e a redução do risco para doenças metabólicas. Isso acontece, acreditam os pesquisadores, porque os componentes reduzem o estresse oxidativo, processo que danifica células saudáveis.

Os agentes dessa destruição são chamados de espécies reativas de oxigênio, que são radicais livres gerados pelas células de gordura. Organismos obesos sofrem mais estresse oxidativo por possuírem mais células de gordura, que diminuem a capacidade natural do corpo de combater radicais livres.

*Fonte: Correio Braziliense

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Canal Rural Alphaprint Nidera Decathlon Lachmann Par Corretora de Seguros Mercedes Benz America Sabó Diversey Brasil Máquinas Soter ESPRO Pamcary GS1
http://www.propay.com.br/