Gente&Conteúdo

01/11/2012

Skype: um novo aliado do RH

A utilização das novas ferramentas de comunicação deve fazer parte integral do cotidiano daqueles que lidam com pessoas diariamente e é o caso da área de RH. Essas ferramentas possuem um papel preponderante, com a função de eliminar qualquer processo burocrático, otimizar tempo e facilitar a comunicação.

O uso do Skype, por exemplo, é uma das ferramentas que podem render um bom auxílio para os RHS e ser um grande diferencial. Em algumas etapas do sistema de recrutamento, alguns fazem a entrevista através do Skype, isso pode facilitar e adiantar alguns processos, já que o entrevistado nem precisa sair de casa. Desta forma as principais vantagens para este tipo de seleção online são redução de custos, nenhuma das partes precisa se deslocar e principalmente a economia significativa do tempo.

Em entrevista ao site Olhar Digital da UOL, Tato Athanase, gerente de RH da SAS para o cone sul, garante que a redução de tempo é o principal benefício com o recrutamento via videoconferência, “nossas entrevistas têm no mínimo uma hora, e os candidatos conversam com diversas pessoas da área, portanto, a entrevista virtual otimiza nosso tempo de deslocamento e nos permite aproveitar mais o momento da conversa. Investimos muito na entrevista porque a contratação é como um casamento".

De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management com mais de 2 mil recrutadores em 17 países, inclusive o Brasil, mostra que apenas 15% deles usavam vídeos e webcams para conversar com candidatos a uma vaga de emprego em 2010. Contudo as perspectivas são as melhores: daqui três anos, a probabilidade é que 49% das empresas utilizem este tipo de tecnologia nos processos de seleção.

Por mais que a entrevista seja realizada através de um vídeo, é necessário que a parte mais interessada, ou seja o entrevistado, tenha a mesma postura como se fosse pessoalmente, a forma de falar, as roupas e qualquer outro aspecto geralmente julgado em entrevistas, serão avaliados da mesma forma.

Não apenas para os RHS, mas qualquer pessoa que componha o conjunto organizacional, precisa acompanhar as tendências tecnológicas e fazer o bom uso delas, essa é a certeza de que o indivíduo estará sempre um passo a frente buscando agilizar resultados. É necessário encarar a tecnologia como uma aliada do nosso tempo escasso.

*Equipe de conteúdo ProPay

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Crown Junior Alphaprint Grupo Flytour America Damásio GS1 Canal Rural ESPRO Nidera Sidel Covidien DeVry Brasil Soter Par Corretora de Seguros
http://www.propay.com.br/