Gente&Conteúdo

07/03/2013

Sistemas informatizados ajudam a reter talentos

Selecionar e treinar talentos não são tarefas fáceis. Requer tempo e investimento, o que torna a retenção desses colaboradores quase que uma obrigação para as empresas. Para facilitar o processo, as companhias estão recorrendo cada vez mais a sistemas informatizados de gestão e motivação, otimizando as atividades da área de Recursos Humanos e contribuindo para o aumento da produtividade, a satisfação profissional dos colaboradores e, consequentemente, a redução do turnover.
 
O uso desses sistemas ainda não é tão comum no mercado nacional, mas organizações como a Invepar – grupo de empresas que atuam na administração e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana, portos e aeroportos no Brasil e no exterior – é uma das adeptas da tecnologia. A especialista em Recursos Humanos da Invepar, Fernanda Lima Rondinelli, conta que a empresa adquiriu da Affero um sistema informatizado, em 2011, para atender ao crescimento rápido e constante do grupo. “Com a evolução da Invepar, surgiu a necessidade de um acompanhamento intenso dos colaboradores para conhecer as competências de cada um, estabelecer planos de carreira e verificar quais profissionais teriam capacidade para serem gestores”, afirma.
 
Para a gestão de talentos da Invepar, a Affero criou o SuccessFactors. A ferramenta possibilita impulsionar a execução da estratégia do nível executivo até a base da empresa, viabilizando um gerenciamento contínuo das metas e do desempenho das equipes. A solução é composta por 13 módulos que inclui Gestão de Metas e Objetivos, Gestão de Competências e Desempenho, Planos de Desenvolvimento Individuais, Remuneração por Desempenho, Perfil do Colaborador, Recrutamento e Seleção, Gestão de Carreira e Sucessão, entre outros.
 
Segundo o diretor de tecnologia da informação da Affero, Francisco Ferreira, o SuccessFactors é formado por esses módulos, mas o cliente não é obrigado a aceitar todos eles. “A Affero trabalha voltada para o perfil e as necessidades de cada empresa”, diz. Francisco destaca que as companhias estão cada vez mais determinadas a aprimorar os processos de contratação e salienta que há alguns anos só as de grande porte se interessavam pelo sistema. “Hoje, o cenário é outro, as empresas de médio porte também já buscam os nossos serviços, graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia e a possibilidade em escolher o serviço que mais se encaixa no seu perfil e no seu bolso”, diz.
 
A Oracle também possui soluções para a área de Recursos Humanos. Os aplicativos do chamado “Oracle Human Capital Management” formam um conjunto integrado de operações centrais de RH para automação de força de trabalho e prestação de serviços, com o objetivo de auxiliar as empresas na gestão de talentos. Dentro da ferramenta, foi criado o “Oracle Taleo Cloud Service”, que permite o gerenciamento do desempenho, desenvolvimento e compensação de colaboradores que possam se tornar gestores.
 
O vice-presidente da Oracle para América Latina de Human Capital Management, Odair Aguiar, explica que o sistema é uma tendência de mercado. “A ferramenta coleta informações relevantes em todo o ciclo de vida do trabalhador, incluindo capacitação de Recursos Humanos, gestores e colaboradores para alavancar talentos capazes de contribuir efetivamente para o desempenho dos negócios”, destaca ele, acrescentando que assim como as multinacionais e as empresas de médio porte, as pequenas empresas também já podem pensar em se beneficiar da tecnologia.

Esta notícia foi publicada pelo Canal RH em 07 de março de 2013.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

ESPRO Par Corretora de Seguros Alphaprint Lachmann Crown America Pamcary Sidel DeVry Brasil Soter Grupo Flytour Damásio Canal Rural Mercedes Benz Valeo
http://www.propay.com.br/