Gente&Conteúdo

17/01/2013

Saúde Mental: qual a importância?

A saúde mental é parte inerente da saúde do ser humano. Problemas de ordem mental e comportamental podem afetar diretamente tanto a vida do próprio indivíduo quanto àqueles que vivem a sua volta, seja no núcleo familiar ou corporativo.

Partindo deste principio, a Porto Seguro Saúde e a Portomed, implantaram o Programa da Saúde Mental objetivando servir de apoio aos RHs das empresas seguradas. Em entrevista a ProPay, a psicóloga Marisa Mesquita, gestora do Programa Saúde Mental do Trabalhador fala mais sobre o projeto:

ProPay- Quando e por que o Programa de Saúde Mental foi implantado?
Marisa-
O Programa de Saúde Mental do Trabalhador foi implantado em 2009 e é destinado a todos os prestadores de empresas seguradas da Porto Seguro Saúde e agora também da Portomed. Os segurados e titulares e seus dependentes a partir de 18 anos, têm direito a este benefício sem coparticipação.

O objetivo do programa é dar suporte aos RHs das empresas. Hoje das dez principais causas de afastamento do trabalho pelo INSS, cinco delas são por conta de algum transtorno mental ou comportamental, 19% da carteira do INSS são disponibilizadas para pagamentos de salário doença por transtornos mentais. Com a disponibilidade do Programa da Saúde Mental, o RH tem a possibilidade de direcionar seus prestadores para um tratamento efetivo.

ProPay- As pessoas adquirem essas doenças em decorrência do trabalho?
Marisa- Na maioria das vezes não. Existem doenças que são hereditárias, elas vão se desenvolvendo no decorrer da vida do indivíduo.

ProPay- Como funciona exatamente o Programa de Saúde Mental do Trabalhador?
Marisa-
O Programa da Saúde Mental é composto por uma equipe de psicólogos e psiquiatras distribuída em vários centros médicos da Portomed, objetivando tratar os indivíduos afastados pelo INSS e reinseri-los no mercado de trabalho. Também de forma preventiva, tratar os indivíduos que estão na ativa e que por conta de comprometimento com algum transtorno mental ou comportamental estão apresentando baixa na produtividade, inviabilizando preventivamente que cheguem ao afastamento.
Concomitantemente estamos tratando também a saúde financeira da empresa que muitas vezes é comprometida com a sinistralidade da carteira, ocasionada pelo presenteímo e absenteísmo.

ProPay- Como os líderes podem identificar os profissionais que estão com problemas em relação a saúde mental?
Marisa-
O próprio líder do prestador percebe alterações do comportamento, queda da produtividade e oscilações do humor que via de regra são indicadores de que alguma não está bem com a pessoa.

ProPay- Como esses pacientes segurados podem ser encaminhados para o Programa da Saúde Mental?
Marisa- Os prestadores que possuem ambulatório médico dentro das empresas, normalmente são direcionados através do médico ou enfermeiro. Para as empresas que não possuem o ambulatório médico, alguns direcionamentos são realizados pela assistente social, pelo psicólogo do RH ou até mesmo pelo próprio líder.

* Equipe de conteúdo ProPay

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Canal Rural Par Corretora de Seguros Brasil Máquinas America Crown Mercedes Benz Sabó Junior Grupo Flytour Diversey Lachmann GS1 Sidel Soter Damásio
http://www.propay.com.br/