Gente&Conteúdo

30/04/2012

RH Rio 2012 Painel Gestão Eficaz de Saúde

O 38º Congresso de Gestão de Pessoas RH Rio 2012 que levou ao mundo do RH conteúdos e debates sobre o tema Da Ruptura à Inovação: a jornada da prosperidade teve a participação de diversos profissionais da área de RH, saúde e administradores. O evento, que aconteceu entre os dia 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, contou com aproximadamente 800 congressistas.

Entre os 60 palestrantes, Ricardo Lopes, Diretor da Unidade de Benefícios da ProPay participou no segundo dia do evento do painel Gestão Eficaz de Saúde. Juntamente com João Ricardo Cavalcante – Diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Lafarge Brasil e Alessandro Murga – Gerente da Unidade de Benefícios Marsh RJ levaram à discussão o papel estratégico não só do RH, mas sim da organização como um todo sobre a administração e manutenção do benefício saúde.

Apresentado como um benefício relevante na atração e retenção de talentos, o plano de saúde deixa de ser opcional às empresas, e passa a ser item primordial no pacote de benefícios. O custo deste pacote (VT, VR, VA, plano de saúde, odontológico e outros) chega a um valor médio de 22% e 28% do valor da folha de pagamento, sendo que só o plano de saúde representa entre 35% e 40% deste percentual.

Avaliado o assunto por dois diferentes ângulos, o primeiro um benefício necessário para atração e retenção de profissionais num mercado de alta competitividade por mão de obra e o segundo a gestão do contrato saúde para minimizar o impacto financeiro à companhia, Ricardo Lopes abordou tópicos gerenciáveis ao RH para que este possa fazer o melhor, uma vez que o pacote de benefício está de baixo do guarda-chuva de RH.

Escolher corretamente seu fornecedor; conhecer os principais riscos de saúde da empresa; educar e planejar a gestão de saúde; estabelecer um Programa de Prevenção e Promoção a Saúde e ter dia a dia visão integrada da saúde corporativa foram os itens abordados por Lopes.

Ao finalizar, houve a reflexão: o pacote de benefícios está sob o guarda-chuva do RH, mas a saúde dos profissionais envolve muito mais do que a área de Recursos Humanos, envolve os hábitos dos próprios profissionais, modelos de liderança, cultura organizacional, vícios e principalmente a cultura da prevenção.
 

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Junior Covidien Crown Sabó ESPRO Grupo Flytour Decathlon Damásio America Lachmann Sidel Rocket Canal Rural Mercedes Benz Nidera
http://www.propay.com.br/