Gente&Conteúdo

13/09/2012

Por que conceder benefícios em remédios?

Proporcionar Convênio Farmácia ou contratar empresas que fazem gestão do Programa de Benefícios de Medicamentos - PBM para os profissionais é um dos muitos caminhos para ter um diferencial e reter pessoas qualificadas. Este benefício tem duas importantes frentes: investimento que agrega saúde aos profissionais e a possibilidade de mapear e controlar a saúde do público interno.

O Convênio Farmácia caracteriza-se pela parceria com farmácias oferecendo descontos em medicamentos que podem se estender aos familiares dos profissionais não tendo custo para a empresa que adere.

Já com o PBM a organização contrata uma empresa especializada que fará o gerenciamento de subsídios ou descontos em folha, além do monitoramento do consumo. A administração via empresa especializada contempla uma  série de serviços importantes. Conversamos com Pierre Schindler, Diretor Executivo da Vidalink - Especialista em benefícios de medicamentos.

Tratando-se de Programa de Benefícios em Medicamentos qual o papel da Vidalink neste mercado?
Pierre S
.: A Vidalink foi fundada em 1999 com o objetivo de evitar interrupções nos tratamentos medicamentosos, maximizando o retorno do investimento em saúde de seus clientes. Nós administramos subsídios e crédito via desconto em folha para facilitar a compra de medicamentos e analisamos os dados transacionais para mapear os pacientes crônicos, identificando os que não aderem ao tratamento prescrito pelo médico para que sejam implantadas medidas de medicina preventiva.

Como funciona a plataforma PBM?
Pierre S
.: Da seguinte forma:  Os funcionários favorecidos e suas famílias utilizam o benefício em uma rede credenciada com mais de 5.500 farmácias em todo o Brasil. Ao apresentar a carteirinha Vidalink e a receita médica, será aplicada a política do empregador (empresa) via conexão em tempo real entre o computador da farmácia e o servidor da Vidalink.

Como são executadas as funcionalidades para gerenciar o PBM nas empresas que aderem este benefício?
Pierre S
.: A empresa que adota o PBM pode oferecê-lo de 2 maneiras: Desconto em Folha (o crédito oferecido pela empresa para a compra do remédio é deduzido do salário do funcionário) ou subsídio de medicamentos (a empresa oferece a contribuição em dinheiro para o funcionário). Atualmente, a segunda opção é a mais utilizada pelas empresas. Cerca de 83% das empresas do país oferecem o benefício aos empregados.

Entre as empresas que oferecem subsídio, a administração através de empresas especializadas é a forma mais utilizada. O tipo de administração do benefício varia pelo porte da empresa.


(gráficos com porcentagens de empresas que utilizam desconto em folha ou subsídio)

Qual a vantagem do Programa de Benefício em Medicamentos?
Pierre S
.: Embora ainda não seja tão comum quanto o ticket-refeição ou o plano de assistência médica e odontológica, o Programa de Benefício em Medicamentos já é oferecido a muitos funcionários de grandes empresas brasileiras. Hoje cerca de 2 milhões de pessoas já recebem este benefício das empresas onde trabalham.

Fora do Brasil, em países mais desenvolvidos, os empregados já estão acostumados a isso. Aqui, as empresas estão começando a compreender as vantagens de aderir ao PBM e a população a reconhecer sua importância.  Em muitos casos, o profissional consegue um bom atendimento médico, realiza os exames necessários e obtém diagnóstico e a prescrição para o tratamento medicamentoso, mas deixa de fazê-lo por falta de recursos financeiros. Com o desconto que o benefício oferece (em algumas empresas, pode chegar a 100% do valor dos remédios), os funcionários têm mais chances de seguir corretamente o tratamento, reduzindo o nível de absenteísmo e aumentando a produtividade da empresa. O funcionário saudável rende mais e falta menos. Por outro lado, a empresa ainda diminui os índices de sinistralidade e também os custos com saúde. A maioria dos gestores de RH concordam quanto ao alto valor agregado do benefício em medicamentos.   

*Equipe de conteúdo ProPay


Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Canal Rural Nidera Brasil Máquinas Covidien Soter DeVry Brasil Sidel Lachmann Grupo Libra Diversey ESPRO Alphaprint Decathlon Grupo Flytour Pamcary
http://www.propay.com.br/