Gente&Conteúdo

08/11/2012

Pesquisa avalia satisfação dos beneficiários de planos de saúde no Brasil

Conhecer a satisfação dos beneficiários de planos de saúde é uma informação estratégica para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avaliar e propor novas medidas para o setor. Com este objetivo, a ANS iniciou a pesquisa de satisfação dos beneficiários, que vai revelar de forma ampla e abrangente o nível de satisfação dos usuários de planos de saúde no Brasil.

O levantamento é fundamental para que a ANS possa acompanhar de perto a qualidade do setor de saúde suplementar no país. Para que o resultado da pesquisa seja bastante representativo, a Agência conta com a participação de número significativo de beneficiários que utilizam os serviços prestados pela saúde suplementar no país.

Além do monitoramento contínuo de vários indicadores do setor, entre eles o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e o Índice de Reclamações recebidas de beneficiários, a ANS também quer ouvir os usuários de planos de saúde quanto ao que deve ser modificado em prol da qualidade do atendimento. A previsão é que o resultado da pesquisa seja divulgado no segundo trimestre de 2013.

“Esta pesquisa vai além da avaliação geral do perfil do setor. O que está sendo investigado é a satisfação dos beneficiários com os serviços prestados por cada operadora de plano de saúde, de forma padronizada, proporcionando subsídios para a comparabilidade do setor”, explica a Coordenadora da Qualidade e do Conhecimento da  ANS, Andréa Lozer.

As operadoras que aderiram à participação na pesquisa já iniciaram a coleta de dados com os beneficiários, seguindo os critérios definidos pela ANS. Participam do levantamento dos dados as operadoras com mais de 20 mil beneficiários, que representam cerca de 90% dos beneficiários de planos de saúde do país. A ANS conta com a colaboração dos beneficiários, que podem participar com a garantia da confidencialidade das informações fornecidas à operadora. 

A amostra da pesquisa é composta por beneficiários de planos de saúde com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em todas as unidades federativas do Brasil. A seleção da amostra é aleatória e segue a proporcionalidade por unidade da federação. A operadora só poderá realizar a coleta de dados com a autorização do beneficiário.
 

*Esta matéria foi publicada pela ANS em 22 de outubro de 2012.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Soter Sidel Lachmann DeVry Brasil Junior ESPRO Decathlon Nidera Alphaprint Crown GS1 Canal Rural America Damásio Brasil Máquinas
http://www.propay.com.br/