Gente&Conteúdo

04/09/2013

O desafio dos profissionais de RH com o apagão de talentos

Falar de apagão de talentos já até parece clichê, no entanto o paradoxo continua: muitos países registram um alto e crescente índice de desemprego, em contraponto, as empresas continuam se queixando da escassez de profissionais com competências desejadas em cargos cruciais.

Segundo estudo das consultorias HAYS e Oxford Economics, existem três fatores preponderantes que explicam tal contraponto:  a inflexibilidade do mercado de trabalho – percebida na legislação trabalhista ou nas políticas e práticas das companhias –, a competição global por talentos – que dispara os índices salariais – e uma fraca ou inadequada educação e treinamento de profissionais.

Ana Veloso, coordenadora de RH do B.I. International concorda com a pesquisa e destaca outro fator que interfere neste desafio de se encontrar talentos.

Segundo Veloso, encontrar um talento significa mais que recrutar um profissional competente, significa encontrar o profissional para a vaga adequada, na empresa com os valores em que se acredita. Para este processo de recrutamento assertivo, é imprescindível uma cultura bem estabelecida em todos os departamentos da empresa.

“Para melhor aproveitamento dos talentos, é importante a consolidação da cultura organizacional, para que os valores dos profissionais a serem encontrados estejam de acordo os valores da empresas. Assim, é importante a conscientização interna da media e alta gerência para que os próprios gestores consigam expressar efetivamente e fidedignamente a sua necessidade de contratação”, explica.

Fato é que, independe das causas, os profissionais de Recursos Humanos precisam se adaptar. São desafiados a compreender profundamente as estruturas e processos organizacionais para um melhor aproveitamento do capital intelectual das empresas, além de repensar e inovar na forma em que captam os talentos do mercado.

“O profissional de RH precisa estar preparado para perceber as nuances do negócio para buscar exatamente o profissional que vai atender as expectativas da empresa. As fontes de processo seletivo precisam estar em constante atualização e diferenciação. Neste caso vale tudo: cursos, eventos, palestras… enfim, o RH precisa agir com proatividade, criatividade, inovação sobre como e onde encontrar esse pessoal”, destaca.

Esta é a proposta do MBA em Recursos Humanos  do B.I. International de Belo Horizonte, Ribeirão Preto, São Paulo (Paulista) que está com inscrições abertas para as últimas vagas. O curso possui disciplinas que ajudam o profissional de RH a entender todo o processo de recrutamento, treinamento e fidelização dos profissionais na organização, tais quais: RH Estratégico e Gestão de Mudanças, Gestão de Clima na organização, Cargos e Salários, entre outras. Com o MBA em Recursos Humanos o profissional de RH ganha insumos para driblar a incompatibilidade entre demanda e oferta de profissionais.

As aulas são quinzenais.

Para mais informações, entre em contato:

Belo Horizonte: (31) 3417-5400 ou infobh@biinternational.com.br

Paulista:  ( 11) 3065-5810 ou infopaulista@biinternational.com.br

Ribeirão Preto:  (16) 3514-7800 ou inforibeirao@biinternational.com.br

 

 *Esta notícia foi publicada pelo site B.I. Internacional

 

 

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Crown Covidien Brasil Máquinas Mercedes Benz Sabó Alphaprint Rocket DeVry Brasil Grupo Flytour Diversey Lachmann Nidera GS1 ESPRO Sidel
http://www.propay.com.br/