Gente&Conteúdo

08/06/2016

Não caminhar durante o trabalho pode ser tão perigoso quanto fumar?

Seja no escritório, no transporte público, no carro ou mesmo em casa, ficar sentado por muito tempo pode ser muito ruim para a nossa saúde. Ao ponto de ser tão perigoso quanto fumar.

É o que defende o cientista Rob Copeland, da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, sobre os efeitos de se levar um estilo de vida sedentário.

"Nos últimos 20 ou 30 anos, a distância total que toda a população britânica caminha vem caindo em média 96,5 km a cada ano", diz Copeland.

"Com isso, não nos movimentamos o quanto deveríamos e gastamos menos energia, fazendo com que nosso peso aumente e passemos a ter problemas de saúde crônicos, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além de alguns tipos de câncer se tornarem mais frequentes."

Estudos anteriores já tinham apontado para problemas de saúde decorrentes da vida sedentária, mas uma nova pesquisa se concentrou específicamente nos movimentos diários de um trabalhador de escritório na Grã-Bretanha.

Esse estudo, da empresa de planos de saúde Westfield Health, indica que 51% dos trabalhadores só levantam de suas mesas no escritório para ir ao banheiro.

Do total, 62% afirmam passar o dia ocupados demais para fazer um intervalo no horário do almoço. E 55% dizem andar menos de 20 minutos por dia.

Amigos

Andar não faz bem apenas para o corpo, diz Alison Cragg, voluntária do grupo de apoio Widowed and Young (WAY, na sigla em inglês), que reúne homens e mulheres com 50 anos ou menos que perderam seus parceiros.

Ela organiza caminhadas entre seus integrantes no condado de Hertforshire, no sul da Inglaterra. Para o grupo, esses passeios trazem outros benefícios - principalmente para os novos membros, segundo Cragg.

"Andar pode ser algo solitário, mas também pode ser uma atividade muito divertida e sociável. Nenhum de nós nos conhecíamos e, agora, somos grandes amigos", afirma a voluntária.

"Muitos novos membros vêm caminhar e se sentem à vontade, depois vão almoçar com a gente após a caminhada."

Desta forma, a caminhada não é apenas uma atividade física barata e possível de ser praticada para a maioria das pessoas. É também o caminho para uma vida mais saudável e feliz.

*Fonte: Uol

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

GS1 Nidera America Crown Mercedes Benz Lachmann Soter Brasil Máquinas Canal Rural ESPRO Alphaprint Valeo Pamcary Decathlon Sidel
http://www.propay.com.br/