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02/04/2014

Não caia na rede

Etiqueta virtual não é mais novidade para os adeptos das redes sociais, mas será que todos têm consciência disso? Parece que não. Isso pode ser comprovado devido ao aumento no número de demissões ocasionadas por postagens indevidas relacionadas às empresas que trabalham feitas por colaboradores. Atualmente, poucas são as leis que protegem empresas e usuários nesse aspecto, porém no que tange o ambiente de trabalho, a aplicação da demissão por justa causa está embasada no artigo 482, alínea "k", que prevê que todo ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas contra o empregador e superiores hierárquicos constitui demissão, logo, subentende-se que isso engloba tanto à crítica verbal, manuscrita, ou publicada na Internet.

Aqui vale o velho ditado de “melhor prevenir do que remediar”, e é por isso que as empresas estão inserindo em seus contratos de trabalho, cláusulas que as respaldam de problemas futuros. Elas atualmente alertam seus colaboradores sobre como comentários e compartilhamentos indevidos podem prejudicar a carreira e ocasionar a demissão. Algumas dessas empresas ainda comunicam, mesmo que sejam minoria, que monitoram as postagens dos colaboradores nas redes sociais, alertando-os de que tal prática está sendo observada de perto. 

Uma enquete realizada pela MELHOR com os seus internautas levantou que 61% das empresas não monitoram as postagens dos colaboradores, contra 39% que optam por essa prática. E, mesmo que o número de empresas que monitoram ainda seja menor, a ética empresarial e a postura virtual devem prevalecer. Segundo Renato Simões da Cunha, advogado do escritório Souza, Berger, Simões e Plastina Advogados, é oportuno que sejam estabelecidas as regras e limites para utilização dos equipamentos (computadores, telefones e/ou outros) que tenham acesso à internet, bem como do e-mail corporativo da empregadora.” Essa providência pode ser adotada por meio de regulamento empresarial, termo de compromisso ou mesmo já constar no contrato de trabalho. Da mesma forma, é relevante alertar por escrito os empregados sobre a necessidade de manter sigilo sobre os assuntos internos da empresa, bem como para não divulgar fotos ou informações do seu local de trabalho em redes sociais.”

*Esta matéria foi publicada no Site Melhor Gestão de Pessoas

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