Gente&Conteúdo

29/05/2012

Marketing e RH: A parceria que deu certo

Em tempos em que a integração de empresas e trocas de práticas servem como exemplo para aprimorarmos as ações corporativas e alavancarmos o negócio, nada mais produtivo do que ponderar ações que deram certo. A Marítima Seguros S/A fala sobre o Programa “Bom te ver Bem”, que surgiu em meados de 2011 com a intenção de alavancar a marca através das redes sociais.

O resultado? Alavancar a marca nas redes, foi a consequência, “mexer” com os profissionais da Marítima é que foi a grande sacada. O gerente de marketing, André Gouw, conversou com a ProPay e falou sobre a importância da realização de um projeto em parceria com o RH.

ProPay: O que é o “Bom te ver bem”?
André: O Bom te ver bem é o mote de uma campanha de Marketing que a Marítima Seguros desenvolveu em 2011 para trabalhar o conceito de seguros no mercado. Estava na hora de repensar a nossa estratégia de Marketing com relação à marca. Por isso, através do Bom te ver Bem decidimos fazer um programa envolvendo público interno e mercado.

ProPay: Como foi pensar a estratégia deste programa que envolveu profissionais da Marítima e o mercado?
André: Queríamos fazer dessa estratégia algo interessante e não chato, principalmente porque utilizamos as redes sociais. Mas como fazer isso com seguros? Para a maioria das pessoas a relação custo/beneficio do seguro somente consegue ser mensurada no momento em que ele precisa ser usado e que nem sempre é uma ocasião satisfatória, o que também não é exatamente um facilitador de venda do mesmo. Então pensamos em uma forma de mostrar que, na verdade, seu seguro é uma coisa boa, justamente pelo fato de ser a garantia do seu bem, ou a continuidade de seu negócio, ou até mesmo do bem estar de seus familiares. Além das redes sociais realizamos diversas ações internas para envolver nossos profissionais, afinal a cultura de dentro espelha a empresa no mercado.

ProPay: Porque a área de Marketing trabalhou em conjunto com a área de Recursos Humanos?
André: Porque a campanha inicialmente necessitava dos profissionais internos da Marítima, queríamos primeiramente atingir os nossos colaboradores para que eles pudessem avaliar, aprovar e consequentemente fazerem a propaganda para os outros de fora. Então a análise do RH foi fator preponderante. É uma combinação interessante o marketing vem com ideias malucas e o RH avalia a aderência e ajuda a viabilizar, formamos um grupo de trabalho, afinal estamos impactando pessoas.

ProPay: Duas áreas distintas como é pensar em conjunto?
André: Para o processo inicial de divulgação da campanha de marketing, que começou dentro da empresa, o RH e o Marketing realizaram o planejamento desse conceito.  Em três dias de semanas diferentes decidimos como seriam as ações internas. Para exemplificar decoramos a empresa com cartazes, bexigas, display dos computadores, adesivamos todos os elevadores e fizemos até um jingle para tocar nele. Depois enviamos um e-mail corporativo explicando toda a ação. O trabalho do Bom te ver Bem foi um sucesso, fizemos várias ações simultâneas. Ainda está acontecendo e é uma ação continua.

ProPay: Da onde surgiu o termo Bom te ver bem?
André: Um conceito importante para pessoas e um conceito importante para o negócio da Marítima. Pensamos da seguinte forma: quando propomos a você ter um seguro, é porque a gente quer te ver bem, se acontecer alguma coisa com seu bem, este poderá ser reposto e a vida vai continuar bem do mesmo jeito. Então é bom para gente, é bom para você e é bom para o negócio. Para nós é muito bom te ver bem!  Este conceito é tão forte que ficamos surpresos com os resultados, ele acabou caminhando com as próprias pernas, hoje em dia utilizamos as mídias sociais pra divulgar o conceito e não o conceito para divulgar a Marítima nas mídias como tínhamos a intenção inicial de fazer.

*Equipe de conteúdo ProPay

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

America Grupo Libra Lachmann Junior Sabó Brasil Máquinas Sidel Diversey Canal Rural DeVry Brasil Par Corretora de Seguros Nidera Grupo Flytour Pamcary Damásio
http://www.propay.com.br/