Gente&Conteúdo

23/07/2015

Maioria dos brasileiros não faz teste vocacional na carreira, diz pesquisa

Descobrir a verdadeira vocação e qual profissão tem mais a ver com seu perfil ainda não é uma prática comum no início da carreira de muitos profissionais brasileiros. Segundo uma pesquisa da Etalent com apoio da Catho, 61% dos entrevistados disseram que não fizeram testes vocacionais no início da carreira e 47% consideram que esses testes têm "média, pouco ou nenhuma importância como norteador para a carreira".

Por outro lado, 38% acreditam que os testes vocacionais são importantes e 15% disseram que eles são muito importantes.

"O autoconhecimento é o pontapé inicial e principal para o indivíduo que busca sua verdadeira vocação, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Quando você não sabe o suficiente sobre si mesmo, poderá se encontrar no modo automático ou, o que é pior, perdido", afirma Jorge Matos, presidente da Etalent.

Como alternativa aos testes tradicionais, projetos de orientação de carreira, como coaching ou mentoring, surgem como opções na busca pela verdadeira vocação profissional.

No entanto, estes projetos ainda são poucos utilizados pelos profissionais brasileiros. Para se ter uma ideia, a pesquisa aponta que apenas 14% dos entrevistados declararam já ter participado de algum tipo de projeto nesta área. Entre jovens de 18 a 25 anos, o índice é ainda menor, de apenas 8%.

"Uma vez que você não sabe quem você é, qual a sua característica comportamental mais marcante, consequentemente você também não saberá para onde ir e de que forma trilhar essa caminhada", completa Matos.

O levantamento foi feito com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

*Fonte: G1

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Soter Diversey Par Corretora de Seguros DeVry Brasil Covidien America ESPRO Lachmann Grupo Flytour Sabó Rocket Mercedes Benz Pamcary Sidel Brasil Máquinas
http://www.propay.com.br/