Gente&Conteúdo

14/03/2013

Gripe pode ser evitada com vacinação

Nenhuma outra doença que pode ser evitada por meio de vacinas é tão prejudicial quanto a gripe. O resultado da influenza são internações, absenteísmo e até óbito. É por ai que percebemos o nível de importância da vacinação, já que ela tem uma ótima cobertura de imunização.

A ocorrência de mortes ocasionadas por gripes sazonais justificam as campanhas de prevenção e incentivo a imunização através da vacina. Para conhecer mais detalhes sobre a vacinação da gripe, a ProPay conversou com Dr. Paulo Roberto Pereira Pinto, o médico e diretor da Clinica Pró Imune enfatizou a importância de se vacinar contra a influenza principalmente nesta época.

ProPay: Qual é a época que o vírus da gripe se torna mais incidente e qual a data mais apropriada para se imunizar com a vacina?
Dr. Paulo Roberto: A época de propagação do vírus da influenza atinge sua maior incidência nos meses que antecede o inverno. Portanto a melhor data para a imunização é no inicio do outono, que no hemisfério sul corresponde aos meses de março/abril.

ProPay: Quanto tempo a vacina pode proteger o indivíduo?
Dr. Paulo Roberto: A vacina oferece proteção por um ano. Vale ressaltar que apenas depois de decorridos 15 dias após a vacinação é que o indivíduo estará protegido.

ProPay: Qual é o público alvo da vacinação contra a gripe?
Dr. Paulo Roberto: Segundo critérios técnicos, a vacina é indicada para todos os indivíduos a partir de 6 meses de vida. É importante ter uma atenção especial com os portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e do coração, esses possuem uma indicação formal de se vacinarem anualmente.

ProPay: As grávidas podem tomar vacina contra gripe? Por quê?
Dr. Paulo Roberto: Não só podem como devem se vacinar para proteger o bebê e ela própria. Uma das causas mais comuns de abortos é a gripe durante a gravidez. O Ministério da Saúde determina que todas as grávidas devem se vacinar na época adequada.

ProPay: A vacina provoca efeitos colaterais. Isso é um mito ou verdade? O que realmente acontece?
Dr. Paulo Roberto: A vacina é subfracionada (fragmentos protéicos do vírus influenza) com risco zero de ter efeito infectante (“vírus morto fracionado”), portanto não existe a possibilidade dos indivíduos contraírem a influenza pelo uso da vacina.

ProPay: Quem já tomou a vacina ainda corre o risco de pegar gripe?
Dr. Paulo Roberto: Nenhuma vacina é 100% eficaz. A vacina contra gripe tem sua composição determinada pela OMS e em todos os anos há mudanças em suas composições.  Estudos norteiam a OMS na determinação dessas composições, porém obviamente existem outras cepas circulantes no meio ambiente que podem levar a gripe e que não estão contempladas na vacina.

As composições escolhidas devem dar uma cobertura ao redor de 85% das cepas circulantes no nosso meio. Existem também fatores individuais que levam a menor resposta terapêutica como os indivíduos imunocomprometidos, aqueles que possuem baixa resistência.

ProPay: Quais são as contra indicações da vacina contra a gripe?
Dr. Paulo Roberto: As maiores contra indicações estão relacionadas às reações alérgicas de componentes da gripe, doenças infectocontagiosas agudas na época da vacinação ou u quem já teve reação anafilática numa vacinação anterior.

ProPay: Além da vacina, de que forma se pode evitar a gripe?
Dr. Paulo Roberto: Ter uma vida saudável com bons hábitos alimentares, praticar esportes, boa hidratação e higiene.

ProPay: A imunização é gratuita? Como funciona?
Dr. Paulo Roberto: O Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas na rede pública de saúde para idosos a partir de 60 anos, mulheres grávidas, indivíduos com co-morbidade e crianças de 6 meses até 2 anos de idade.

A rede privada disponibiliza a vacina para todos os indivíduos a partir de 6 meses de vida.
 

*Equipe de Conteúdo ProPay.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Junior America Sidel Valeo Rocket GS1 Nidera Grupo Libra Diversey Decathlon Alphaprint Grupo Flytour Lachmann Pamcary Par Corretora de Seguros
http://www.propay.com.br/