Gente&Conteúdo

27/05/2014

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular causada pela lesão do nervo ótico relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo.

Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico.
Glaucoma congênito: É uma forma mais rara, que acomete os recém-nascidos. A doença acontece devido à inflamação ocular ou má formação do olho.
Glaucoma secundário: É decorrente de outras doenças, como diabetes, cataratas, entre outras.

Sintomas
O glaucoma raramente apresenta sintomas, os sinais da doença só vão surgir nos tipos agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia (sensação de aversão a qualquer tipo de luz), enjôo e dor ocular intensa.
Geralmente, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intra-ocular mais elevada. É importante destacar que sem tratamento o glaucoma pode levar o indivíduo à cegueira.

Tratamento
Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem remédios administrados por via oral que só são usados em casos emergenciais. Alguns tipos de glaucoma estão associados a distúrbios que requerem tratamentos específicos. Terminada a causa, a pressão intra-ocular regride e o problema visual desaparece. Portanto, a medicação oftalmológica é usada por prazo curto enquanto se trata a outra doença que provocou o glaucoma, por exemplo, diabetes.

O glaucoma crônico, tipo mais comum da doença, exige o uso constante de colírios ao longo da vida, porque não tem cura. Como pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou raio laser, o paciente precisa ser mantido sob controle contínuo. A falta de tratamento ou feito de forma inadequada pode levar à cegueira.

*Esta matéria foi publicada no Site Saulti.com

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Mercedes Benz DeVry Brasil Covidien GS1 Valeo Grupo Flytour Junior Grupo Libra Sabó ESPRO Sidel Diversey Alphaprint Nidera Decathlon
http://www.propay.com.br/