Gente&Conteúdo

27/05/2014

Ginástica Laboral

Ginástica laboral é uma atividade realizada dentro de empresas para ajudar o trabalhador a usar da melhor maneira possível sua capacidade funcional, para prevenir doenças relacionadas ao trabalho. A ginástica laboral normalmente é praticada no local de trabalho, durante o expediente, em intervalos de 5 a 10 minutos. São aplicados exercícios de alongamento para prevenir lesões no sistema musculoesquelético, além de dinâmicas de recreação, lazer e relaxamento.

Tipos de Ginástica Laboral
Preparatória: normalmente aplicada antes ou logo no início do expediente. São dados exercícios de aquecimento e alongamento específicos para determinadas áreas do corpo exigidas no trabalho, com os objetivos de aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a flexibilidade das articulações e tendões. A duração é de cerca de 5 a 10 minutos. 
Compensatória: é aplicada no meio da jornada de trabalho, normalmente no próprio posto de trabalho. São dados exercícios de descontração muscular e relaxamento, para reduzir o cansaço e prevenir doenças profissionais crônicas ligadas ao tipo de atividade desenvolvida pelo trabalhador. 

Benefícios
A ginástica laboral previne, principalmente, a L.E.R (Lesões por Esforços Repetitivos) e o D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Também é útil na prevenção do sedentarismo, no alívio do estresse e para amenizar sintomas da depressão e da ansiedade. 
A ginástica laboral melhora a postura, aumenta a flexibilidade, a força, a coordenação, a agilidade e a resistência, além de reduzir a sensação de cansaço no final do dia de trabalho, o que contribui também para melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Outro benefício importante da prática da ginástica laboral é melhorar o relacionamento entre os colegas de trabalho.
Estudos já comprovaram que quando bem estruturada, a ginástica laboral reduz despesas com afastamentos por doenças ou por acidentes de trabalho, aumenta a produtividade e a qualidade da jornada de trabalho. 

Como pode ser aplicada
A ginástica laboral precisa ser feita por um profissional habilitado como um fisioterapeuta ou um educador físico, com amplos conhecimentos em fisiologia do exercício, ergonomia, segurança do trabalho, medicina ocupacional, técnicas de massagem e recreação. 

 Entenda melhor
L.E.R: conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e articulações dos membros superiores e eventualmente membros inferiores, e que têm relação direta com as tarefas, ambientes e organização do trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as L.E.R.s são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. A cada 100 trabalhadores na região Sudeste, por exemplo, um é portador de L.E.R. A maior incidência da doença acontece na faixa etária de 30 a 40 anos.
D.O.R.T: é o termo que tenta ampliar o conceito da doença para distúrbios inflamatórios e/ou causados pela compressão de nervos, provocados por atividades que exigem do trabalhador uma sobrecarga física ou atividades que demandam uma sobrecarga psíquica.
Ergonomia: conjunto de ciências e tecnologias que buscam a adaptação entre o ser humano e seu trabalho. O objetivo básico da Ergonomia é adaptar as condições de trabalho (máquinas, locais, ferramentas) às características do ser humano. Quando a sintonia entre trabalho e trabalhador é alcançada, os benefícios são rapidamente percebidos.

Um pouco de história
A Revolução Industrial, que aconteceu no século XVIII trouxe muitos benefícios para a humanidade. Por outro lado também causou uma mudança na saúde dos trabalhadores, como o aumento de lesões e acidentes de trabalho. A partir disso, vários países começaram a adotar normas e leis para garantir a segurança e a saúde do trabalhador. 
Mais recentemente, a era da informática agravou as doenças relacionadas ao trabalho como a L.E.R (Lesões por Esforços Repetitivos), que hoje segundo o Ministério da Saúde é uma das principais causas de afastamento do trabalho por doença. Atualmente, a maioria dos trabalhadores brasileiros passa horas na mesma posição, repetindo movimentos ou usando computadores sem a devida ergonomia. O sedentarismo é cada vez maior, assim como os índices de obesidade, diabetes, pressão alta e outras doenças ligadas aos maus hábitos de vida. 
Desta forma, as empresas começaram a buscar uma atividade que pudesse diminuir o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho. Uma delas foi a ginástica laboral. 

*Esta matéria foi publicada no Site Saulti.com

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Mercedes Benz Junior Canal Rural Rocket Pamcary Lachmann ESPRO Brasil Máquinas Sidel Crown Nidera Par Corretora de Seguros Grupo Libra Sabó Decathlon
http://www.propay.com.br/