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14/02/2013

Gestão Estratégica da Saúde Corporativa

A  Conferência de Gestão Estratégica da Saúde Corporativa promovida pelo Internacional Quality & Productivity Center (IQPC) ocorreu em São Paulo entre os dias 05 e 07 de fevereiro.

O intuito das palestras foi apresentar estratégias de prevenção e promoção da saúde para a população corporativa, intencionando a redução de custos, fomentar a qualidade de vida e consequentemente a produtividade dos profissionais.

Executivos (da área de saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho) de empresas de diversos seguimentos, citaram cases para implementação de projetos e mensuração de resultados que contribuem para a estratégia de corte de custos nas empresas.

O grupo Suzano Papel e Celulose, por exemplo, antes de criar ações efetivas para reduzir custos e aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos profissionais da companhia, decidiu mapear o perfil de saúde tanto dos seus trabalhadores quanto dos seus dependentes, visando atenuar a sinistralidade e também o absenteísmo.

 O mapeamento se deu através de questionários que foram enviados via e-mail para todos os profissionais. Houve certa relutância das pessoas ao responder, desta forma, para incentivar ainda mais, foram feitas ações de comunicação como avisos pela intranet da companhia, displays nos refeitórios, faixas e cartazes espalhados pela empresa, palestras de gerentes, consultores e ações de estímulo como brindes para profissionais que respondessem. Também foram enviados e-mail para que diretores e gestores incentivassem suas equipes a respondessem o questionário.

Dr. Danilo Garcia de Araujo, Gerente Corporativo de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida na Suzano Papel e Celulose, assegurou que um dos pontos criticos da ação, foi infelizmente a falta de comossão necessária por parte da diretoria da empresa com relação a ação, o que se caso tivesse acontecido um envolvimento maior, poderia ter impactado ainda mais os outros trabalhadores.

Andréa Salsa, gerente de apoio a pessoas e Benefícios da TV Globo salientou a importância de dividir as situações da empresa com um parceiro específico como consultorias terceirizadas que dão apoio, suporte e a segurança necessária neste quesito. A reestruturação da administração da saúde dentro da TV Globo aconteceu com a ajuda de uma empresa que terceiriza serviços deste nicho. Mas mesmo com uma consultoria terceirizada, Andréa ainda acredita que o mercado de gestão de saúde está imaturo. “Estamos começando amadurecer agora, estamos despertando para a importância da gestão de saúde, entendendo um pouco mais dos indicadores. É ruim não poder responder perguntas básicas porque o mercado não está estruturado para oferecer essas respostas”.

O Congresso trouxe ainda depoimentos de profissionais que exporam as dificuldades e os resultados de programas de qualidade de vida além de trocar experiências na gestão de saúde.

*Equipe de Conteúdo ProPay.


 

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