Gente&Conteúdo

02/12/2015

Entenda a diferença entre zika vírus, dengue e chikungunya

Uma das dificuldades para identificar o zika vírus é a semelhança da doença com a dengue e a chikungunya. Transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, ele tem sido o centro das discussões por causa de seus efeitos, entre eles, a microcefalia. Mas, tanto para os especialistas quanto para quem contrai o vírus, ainda há muitas dúvidas em relação ao diagnóstico e os sintomas.

Quem tem zika vírus pode não ter febre, mas quando aparece é leve e dura até dois dias. Na dengue, a febre é acima de 38 graus e pode durar até sete dias. Na chikungunya, é alta e persiste por dois ou três dias.

Já as manchas na pele surgem em todos os casos de zika, no primeiro ou no segundo dia da doença. Na dengue, atingem de 30 a 50% dos casos e surgem a partir do quarto dia. Na chikungunya, acontecem em metade dos casos entre o segundo e quinto dia.

Em relação as dores nas articulações, o zika vírus apresenta intensidade de leve à moderada. Na dengue, é leve e associada a dor nos músculos. Já em pacientes com chikungunya, a dor nas articulações é de moderada à forte e apresenta inchaço.

A conjuntivite é um sintoma comum no zika vírus, é rara na dengue e aparecem em até 30% dos casos de chikungunya. Em relação a sangramento, o zika não apresenta, na dengue o sangramento é moderado e na chikungunya é leve.

Difícil para os médicos é fazer o diagnóstico da zica através de exame sorológico, muito utilizado na identificação dos casos de dengue e chikungunya. O tratamento das três doenças são semelhantes. De acordo com o infectologista, Demétrio Montenegro, o próprio organismo desenvolve um sistema de defesa para combater o vírus. Os medicamentos usados são mais para controlar a febre e diminuir a coceira.

*Fonte: TV Jornal

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

DeVry Brasil Lachmann Pamcary Alphaprint Soter Junior Nidera Decathlon Valeo Grupo Libra Par Corretora de Seguros America Grupo Flytour Rocket Mercedes Benz
http://www.propay.com.br/