Gente&Conteúdo

06/01/2016

É tímido demais no trabalho? Veja 5 dicas para evitar problemas na carreira

Timidez pode ser um obstáculo na vida profissional. "Em uma cultura onde todos amam um vencedor, ser introvertido é como entrar em uma corrida com palmilhas de chumbo", afirma Bernardo Carducci, professor de psicologia da universidade de Indiana (EUA), em seu livro "Timidez" (Editora Alegro).

Segundo o autor, a timidez mina a habilidade de chamar a atenção daqueles que podem contribuir com seu sucesso.

"Uma certa dose de timidez é normal e desejável", afirma Ailton Amélio, professor do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) especialista em relacionamentos e blogueiro do UOL. "É um mecanismo de facilitação social, que nos torna sensíveis a outras pessoas, ao que pensam, facilita o convívio."

O professor da USP afirma que o problema está nos extremos. "Uma pessoa exageradamente insensível é o cara de pau, o inconveniente. No outro extremo, o grau de preocupação exagerado (com o que o outro pensa) acaba gerando prejuízo."

Ele também afirma que há a timidez específica (alguém que é tímido no trabalho, mas não em relacionamentos amorosos, por exemplo) e a timidez generalizada, que atinge todos os campos da vida da pessoa.

1 - Você se acha tímido? Então provavelmente é

O primeiro passo para controlar um problema é identificá-lo. Bernardo Carducci afirma que a melhor definição de timidez é completamente subjetiva: se você acha que é tímido, você é.

Segundo o professor Amélio, as pessoas introvertidas costumam ter um bom grau de consciência sobre seu problema. Testes aplicados em pessoas que se acham tímidas costumam confirmar esse diagnóstico.

2 - Domine o tema

Para ser notado pelo chefe e alavancar a carreira, é importante se expor, o que é um obstáculo para pessoas tímidas, afirma o executivo e palestrante Marcos Bardagi, autor do livro "Homem no Contra Fluxo" (Reino Editorial).

O introvertido fica mais desconfortável com situações inesperadas ou quando tem que improvisar. Por isso Bardagi aconselha a dominar bem o tema, no caso de apresentações ao chefe ou à equipe, por exemplo. "(O introvertido) só vai se expor quando tem absoluta certeza de que está certo."

Se o medo de falar em público é muito grande, clique aqui e veja dez medidas simples para superá-lo.

3 - Fortaleça relações

O tímido costuma ter dificuldade para conversar com todos, estar no centro das rodinhas, mas pode estabelecer relações mais intensas com um menor número de colegas, pessoas com quem se identifica, tem mais afinidade e com quem se sente mais confortável.

"Identifique um ou dois profissionais mais sensíveis, que sabem conversar com você", afirma Bardagi. "(Essas relações) podem ajudar o networking e a fazer suas ideias chegarem à frente (na empresa)".

Para facilitar o networking, Bernardo Carducci aconselha a focar seu pensamento em como pode auxiliar as pessoas que conhece, em vez do que você quer delas. Isso ajuda a se sentir fortalecido e confiante.

O especialista em comunicação verbal e colunista do UOL Reinaldo Polito tem dicas sobre como ser bom de papo.

4 - Seja natural

Mesmo que a timidez o incomode, Bardagi não aconselha a agir no sentido contrário do seu impulso, forçando-se a ser comunicativo e expansivo. "É uma mentira de perna curta. Acaba sendo uma máscara, não é genuíno".

Ele aconselha a manter suas convicções, seu jeito, mas trabalhando questões pontuais ligadas à timidez, que podem estar dificultando o avanço na carreira.

5 - Procure ajuda

O professor Ailton Amélio afirma que não há fórmula mágica para curar a timidez, mas em cerca de 40% dos casos o indivíduo supera suas dificuldades naturalmente, sem ajuda, por ser obrigado a se expor no dia a dia. "Eu era tímido e virei professor. Sofri como um condenado", conta. "Depois, como não aconteceu nada de pior, fui me acostumando."

Se esse não for o seu caso e os problemas persistirem, é aconselhável procurar a ajuda de um psicólogo. O tratamento para timidez tem bom prognóstico, afirma o professor. "Não que a pessoa deixe de ser tímida. Ela trabalha, treina, e isso deixa de prejudicá-la."

 *Fonte: UOL

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Damásio Lachmann ESPRO Diversey Sidel Mercedes Benz Crown Soter Valeo Canal Rural Sabó Grupo Flytour Decathlon Pamcary Alphaprint
http://www.propay.com.br/