Gente&Conteúdo

20/03/2012

Disputa por profissionais qualificados afeta 80% das empresas

Pesquisa da Amcham com 74 profissionais de recursos humanos mostra que a situação deve se agravar nos próximos anos.

A guerra por talentos e a dificuldade de achar profissionais qualificados são as maiores preocupações dos profissionais de recursos humanos brasileiros atualmente. É o que indica uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) com 74 gestores de empresas de vários portes.

A grande maioria dos executivos consultados (80%) afirma que suas empresas sofrem com a disputa por profissionais qualificados e um número parecido (76%) revela que suas companhias, ao menos em parte, se veem obrigadas a participar dessa guerra por talentos. A perspectiva para os próximos anos é de que o problema irá piorar, opinião compartilhada por praticamente todos os entrevistados (99%).

Segundo as empresas, a situação é mais complicada nos setores de construção civil (opinião de 68% dos gestores), tecnologia da informação e comunicação (50%), serviços (45%) e energia (27%).

Para contornar o problema, os gestores estão apostando mais em benefícios voltados para o desenvolvimento profissional do que em incentivos financeiros. Quase 70% disseram investir em ações de capacitação, plano de carreira e gestão do clima organizacional, enquanto apenas 30% preferem focar em salário, bônus e recompensas. O treinamento de colaboradores (70%), gestão de clima (59%) e desenvolvimento de planos de carreira (42%) foram as principais ações adotadas, além de flexibilização de condições de trabalho e adoção de home office (39%).

Esta notícia foi publicada no Portal IG em, 20 de março de 2012.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Alphaprint Sabó Covidien Pamcary Rocket Lachmann Damásio America Par Corretora de Seguros Sidel Grupo Flytour GS1 Decathlon ESPRO Soter
http://www.propay.com.br/