Gente&Conteúdo

14/06/2012

Dia Mundia do Doador de Sangue

14 de junho, dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar disso, não é preciso apenas pensar no assunto nesta data, mas em qualquer dia do ano sua doação será bem vinda para aqueles que precisam.

Para os profissionais que desejarem doar sangue, a CLT garante 1 falta a cada 12 meses sem prejuízos salariais. Parece pouco, entretanto se todo profissional fizesse uma doação por ano, o cenário de cerca de 2% de doadores regulares do estado de São Paulo, mudaria positivamente de forma radical.

Tratando-se de uma ação simples e rápida, para doar sangue, você investe em torno de 20 a 30 minutos, isso levando em consideração a etapa de cadastro de informações sobre o doador e o momento exato da doação.

Porque é importante doar?

O sangue é produzido na medula óssea e tem como função fazer a manutenção do organismo através do transporte de nutrientes, toxinas entre outros componentes. Sendo assim a importância dele no corpo humano é extremamente grande, já que ele é insubstituível.
É comprovado que a doação de sangue não faz mal algum e nem representa perigos para o doador. De qualquer forma, o sangue não pode ser produzido laboratorialmente, não há formas sintéticas, portanto o único caminho para se obter sangue é através de doações.

Seja um doador. Para isso:

- Você precisa ter entre 18 e 64 anos;
- Procure por um posto de hemocentro mais próximo de sua localidade;
- Ter peso superior a 50 kg;
- Se for mulher não pode estar grávida, amamentando ou durante o ciclo menstrual;
- Não pode ter epilepsia ou diabetes;
- Não ter feito tatuagens ou piercing no período de seis meses.

Dica:

No dia da doação, vá bem alimentado e descansado, essas e outras orientações serão dadas no momento da entrevista na triagem. Serão feitos alguns exames de praxe e se houver qualquer problema você será notificado. Em caso de dúvidas, não exite pedir informações.

Doe sangue sem receios e não acredite em boatos que circulam. Seu sangue não engrossa nem afina, você não engorda e nem emagrece, doar não vicia e nem mesmo fará falta para seu corpo, mas compensará a vida de outro.

Comemore o Dia Mundial do Doador de Sangue se tornando um!

*Equipe de conteúdo ProPay

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Soter Crown GS1 Grupo Libra Lachmann Sidel Junior Valeo Diversey DeVry Brasil ESPRO Canal Rural America Sabó Damásio
http://www.propay.com.br/