Gente&Conteúdo

02/03/2016

Crise pede Recursos Humanos estratégico para impulsionar resultados

Há muito tempo se debate a importância das lideranças enxergarem a área de Recursos Humanos de maneira estratégica e como o departamento pode contribuir para alavancar o negócio. Entretanto, diversas organizações ainda têm dificuldade em reconhecer que o papel do RH não deve ser apenas operacional, e sim, integrante das tomadas de decisões das empresas, tornando-se protagonista na melhoria da gestão do capital humano.

Períodos econômicos instáveis, no qual estamos inseridos, tendem a gerar falta de motivação entre o quadro de colaboradores, devido às incertezas que vêm pela frente. Portanto, aproximar o RH do centro dos negócios é essencial, sendo um conector entre a alta liderança e os demais profissionais, fazendo com que todos fiquem na mesma página e compreendam onde a empresa quer chegar.

Para isso, é necessária uma comunicação clara, transparente e eficaz, aliada a sólidos programas de desenvolvimento, como um plano de carreira estruturado, treinamento contínuo de gestores, job rotation e avaliação do clima organizacional, por exemplo. Desta forma, as pessoas “comprarão” a ideia da organização, pois entendendo a direção que a empresa quer seguir se sentirão incluídas no processo, compreendendo o porquê das suas atribuições e importância do seu trabalho, levando ao aumento da produtividade.

Mas as equipes de RH estão preparadas para atuarem neste sentido? Em seu papel como associação, a AAPSA coloca esta questão na mesa para promover o debate em busca deste RH estratégico. Ao mesmo tempo, sugere as ferramentas utilizadas por empresas que já estão neste caminho, não só para seus associados como para toda a sociedade.

Portanto, é fato que a área de RH deve ser encarada como estratégica e focada na gestão de pessoas. Um time motivado acredita no que faz, encara obstáculos, busca o aprimoramento constante e é feliz. Quando se une esses ingredientes, qualquer organização conquista resultados impressionantes, mesmo em períodos difíceis como o que estamos vivendo.

Evandro Corado é presidente executivo da AAPSA, Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas. Ela conta com mais de 1 mil associados, sendo 800 empresas privadas, que empregam mais de 2 milhões de colaboradores.

*Fonte: SEGS

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Crown DeVry Brasil Damásio Alphaprint Diversey Sidel Rocket Grupo Libra America Decathlon ESPRO Nidera Lachmann Sabó Mercedes Benz
http://www.propay.com.br/