Gente&Conteúdo

26/08/2013

CONARH 2013: Ricardo Lopes palestra sobre Gestão de Benefícios

A 39ª edição do Congresso Nacional de Recursos Humanos 2013, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reuniu renomados especialistas, estudiosos e executivos da área de RH, além das principais empresas do mercado, para discutir sobre os novos desafios dos líderes em como reinventar a gestão de uma forma coletiva. Entre os mais de 60 palestrantes, Ricardo Lopes, diretor de benefícios da ProPay, participou no terceiro dia do evento, em parceria com a Catho, com a palestra “Saúde, uma moeda diferente”.

O executivo apresentou o pacote de benefícios geniais como um fator relevante para atrair e reter talentos. “Além dos legais (VT, VR, VA e auxílio-creche), as empresas precisam incluir no seu pilar de remuneração os benefícios geniais, ou seja, as assistências médica, odontológica e privada, além do seguro de vida. Estes são os diferenciais competitivos percebidos por um profissional quando ele escolhe a empresa que pretende trabalhar”, afirmou.

Ricardo relevou, ainda, que o Brasil está muito aquém quando o assunto é plano de saúde. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), apenas 26% dos brasileiros contam com o beneficio.

Saúde tem custo

Durante a palestra, Ricardo explicou que o custo deste pacote de benefícios chega a um valor médio de 20% a 30% do valor da folha de pagamento, sendo que só o plano de saúde representa entre 10% e 15% deste percentual. “Anualmente os gestores responsáveis pela assistência médica/plano de saúde sofrem grande pressão por parte da área de compras e financeira para manter o benefício dentro dos parâmetros orçados pela empresa, tendo como referência os índices de inflação (IPCA, IGP-M e INPC) ou o dissídio salarial. O que eles não sabem, porém, é que este benefício é cotado com uma moeda própria que tem uma dinâmica diferente da que conhecemos”.

Por isso, segundo ele, é necessário manter algumas medidas preventivas para minimizar os custos e aperfeiçoar os resultados quando o assunto é saúde. “Escolher corretamente seu fornecedor, conhecer os principais riscos de saúde da empresa, educar e planejar a gestão de saúde, estabelecer um Programa de Prevenção e Promoção a Saúde e ter no dia a dia uma visão integrada da saúde corporativa são os segredos para ter uma boa saúde é essencial na hora de repensar os custos”, finalizou.

*Assessoria de Imprensa Layla Comunicação

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Mercedes Benz Damásio Decathlon Grupo Flytour Rocket America Valeo Brasil Máquinas DeVry Brasil Sabó ESPRO Par Corretora de Seguros Diversey Crown Sidel
http://www.propay.com.br/