Gente&Conteúdo

08/04/2014

Competição e pressão por metas aumentam afastamentos por doença psiquiátrica

Em estudo recente feito pelo Semeando Saúde do Grupo Santa Celina mostrou que o estresse no ambiente de trabalho, somado a problemas financeiros e de relacionamentos, são as principais causas para o desenvolvimento de algum tipo de doença mental. O mundo corporativo sente diretamente o impacto da incidência das doenças mentais no ambiente de trabalho, uma vez que este fator é responsável por 10% dos afastamentos de seus colaboradores, segundo índice destacado pelo INSS.

O Programa de Promoção da Saúde desenvolvido pelo Semeando Saúde, do Grupo Santa Celina, acompanhou um grupo de uma empresa, onde 60 profissionais apresentavam sinais sugestivos para alguma condição psiquiátrica. Após levantamento, este estudo revelou que 37,7% dos profissionais apresentam transtornos depressivos gerais; 26,23% apresentavam ansiedade generalizada e 16,4% foram diagnosticados com transtorno de pânico.

Segundo Paulo Moretti, gerente médico do Semeando Saúde e responsável pelo programa de monitoramento, “estresse no ambiente de trabalho, problemas financeiros e de relacionamentos são os principais desencadeadores das doenças”.

“O afastamento de profissionais por patologias psiquiátricas é reflexo do aumento da competitividade nas empresas e da crescente demanda por melhores desempenho e produtividade, isso tudo somado a um mundo em que os resultados têm de ser apresentados de imediato”, explica o médico.

Programas de Promoção da Saúde, incentivos e melhoria no acesso à rede assistencial e grupos terapêuticos têm sido utilizados como ferramentas para lidar com o crescimento dessas doenças. A prática de atividade física também é um dos itens incentivados. Para o médico, “praticar qualquer tipo de exercício é um fator protetor para algumas doenças psiquiátricas e tem impacto positivo na saúde mental do colaborador”. “Promover a adesão ao acompanhamento – psiquiátrico, psicológico e terapias complementares de apoio – e o cuidado com a saúde de forma integrada também são objetivos que resultam em um cuidado mais efetivo à saúde emocional”, explica Carla Girardi, psicóloga responsável do Programa de Promoção da Saúde.

*Esta matéria foi publicada no Site Melhor Gestão de Pessoas

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

GS1 Valeo Damásio Junior Nidera Sidel Pamcary ESPRO Covidien Diversey Mercedes Benz Lachmann Par Corretora de Seguros Canal Rural Rocket
http://www.propay.com.br/