Gente&Conteúdo

29/10/2014

Como responder ao "fale sobre você mesmo"

"Agora, conte-me um pouco sobre você mesmo."

Assim começa o pesadelo de muitas pessoas durante entrevistas de emprego. Com uma variedade tão grande de respostas, é sufocante ter que pensar por onde começar. E aqui vai a primeira dica: se você começa falando de onde você cresceu ou o que decidiu estudar na faculdade, provavelmente já perdeu alguns pontos.

"Apesar da pessoa responsável por sua entrevista realmente querer conhecer você, a pergunta em questão está focada em descobrir se você é a pessoa certa para o trabalho", diz Emmie Martin, em um recente artigo para o Business Insider, "e sua única tarefa é mostrá-los que é".

De acordo com Skip Freeman, CEO do Hire To Win, empresa especializada na localização de profissionais, é possível seguir um roteiro formado por três partes para não inundar o entrevistador com detalhes desnecessários sobre sua vida:

Primeiro, conte uma versão extremamente concisa da sua história. Fale o quê e onde estudou e comente sobre sua experiência mais importante, apenas citando cargo ou área de trabalho e o local onde trabalhou.

Depois, na parte 2, comente sobre algum feito importante para sua carreira, que possa capturar o interesse do entrevistador. Freeman aconselha: "Precisa ser algo facilmente explicado e que tenha um grande impacto sobre o cargo que você quer ocupar".

Por fim, conclua com algumas coisas que você espera conquistar na sua carreira. Mas tenha certeza que o que você disser seja relevante para o cargo que quer ocupar. Ao invés de fazer um resumo sobre sua vida, que, por agora, não é interessa muito o entrevistador, mostre que você é o melhor para o trabalho. "Você irá, de forma rápida e clara, se impor como um profissional, alguém que sabe o valor que tem", conclui Freeman.

*Esta notícia foi publicada pelo Administradores.com em 28 de outubro de 2014.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Par Corretora de Seguros Sabó Sidel Rocket Canal Rural Brasil Máquinas GS1 Nidera Pamcary DeVry Brasil Junior Decathlon Damásio Covidien Grupo Libra
http://www.propay.com.br/