Gente&Conteúdo

24/10/2013

A importância da Prevenção de Saúde na Empresa

Em tempos de globalização, alta competitividade e índices elevados de stress, a questão da saúde nas organizações ampliou a importância na gestão das empresas. Anteriormente restrita à concessão de benefícios ou desenvolvimento de ações isoladas em casos de crise, doença ou acidente, o tema ganhou espaço nas grandes organizações e a saúde coorporativa virou sinônima de manutenção, prevenção e promoção de saúde dos colaboradores, agregando valores de sustentabilidade, responsabilidade social, redução de custos e melhora na produtividade e qualidade de vida dos funcionários.

A saúde dos colaboradores impacta diretamente no orçamento da empresa. Falta de atividade física, stress, obesidade, sedentarismo, tabagismo e dieta inadequada são alguns dos fatores que comprometem e prejudicam a saúde do trabalhador e os resultados financeiros das organizações comerciais. Programas de saúde coorporativa, quando bem gerenciados, contribuem para o completo bem estar físico, psicológico e social do indivíduo, o que engloba boa alimentação, atividade física, bons hábitos e conscientização dos colaboradores como protagonista de sua saúde.

Programas de saúde coorporativa têm sido especialmente dirigidos aos trabalhadores de empresas e são considerados altamente eficientes do ponto de vista do mercado. Consultores deste setor reforçam que, para cada R$ 1 investido num programa de qualidade de vida, a empresa pode economizar até mais de R$ 10. O acompanhamento dos doentes crônicos e dos casos mais complicados, a supervisão das consultas realizadas durante o ano para coibir fraudes entre usuários, o intermédio de consultas médicas com especialista de preferência do segurado, programas de nutrição são alguns dos procedimentos que auxiliam no retorno dos investimentos. Além destes benefícios, a avaliação dos processos e a identificação de possíveis barreiras ajudam a fazer os ajustes necessários e fidelizam o colaborador à empresa e operadora de planos de saúde.

Muitas empresas já têm consciência da necessidade de cuidar de perto da saúde de seus colaboradores, o que gera aumento do nível de satisfação dos trabalhadores, melhoria do clima organizacional e capacidade de desempenho das atividades do dia-a-dia. Medidas preventivas são as melhores alternativas para baratear os custos dos programas de saúde e garantir colaboradores mais sadios e dispostos, o que traz ganhos de produtividade e retenção de talentos, além do desenvolvimento do capital intelectual, redução de custos e fortalecimento da imagem das empresas.

 

 *Esta matéria  foi publicada no site da Bioenergiadigital

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Lachmann Canal Rural Mercedes Benz DeVry Brasil Rocket Grupo Libra Junior Soter Valeo Damásio Pamcary ESPRO Par Corretora de Seguros Crown Sabó
http://www.propay.com.br/