Gente&Conteúdo

24/06/2015

3 novas formas de trabalho na era digital

O planeta mudou e as tecnologias evoluíram. Com isso, o mundo do trabalho também passa por uma série de transformações. Algumas profissões já deixaram de existir e outras não devem durar muito, seja porque terão suas funções substituídas por máquinas ou por não fazerem mais sentido no novo contexto do mercado. Várias outras funções, no entanto, têm surgido, devido às novas demandas do cenário que está sendo construído. E, nessa era, o meio digital já é o grande nicho de oportunidades.

A internet, a cultura da conexão móvel e os novos hábitos que a presença desses fatores na sociedade têm gerado criam cotidianamente novas necessidades. Para supri-las, surgem novos profissionais. Prova disso é que em todas as listas de profissões do futuro divulgadas nos últimos anos estão atividades como as de analista de mídias sociais, desenvolvedor de apps, entre outras.

A era digital traz também novas maneiras de estruturar e desenvolver o trabalho, que abarcam não só as novas profissões, mas também redefinem a maneira como outras, mais tradicionais, funcionam.

Abaixo, reunimos algumas novas formas de trabalho possibilitadas pela era digital:

Home-office

Trabalhar de casa não é, necessariamente, algo que surgiu com a era digital. Mas essa modalidade tem crescido muito nos últimos anos. E isso só foi possível por causa da internet. Jornalistas, desenvolvedores de softwares, pesquisadores, entre outros profissionais, hoje podem trabalhar sem terem a necessidade de bater ponto em uma empresa.

Trabalho remoto

Sob a mesma lógica do home-office, muitas empresas têm conseguido viabilizar melhor o trabalho de equipes formadas por profissionais espalhados em diferentes locais. As ferramentas digitais - desde serviços para desktop até aplicativos para celular - desenvolvidas especificamente para gestão de tarefas são fundamentais e ajudam, por exemplo, a controlar o fluxo do trabalho e permitem aos gestores o acompanhamento com clareza de tudo que está sendo feito.

Trabalho coletivo

Cada vez mais, médicos, por exemplo, têm realizado procedimentos complexos, como cirurgias, com a participação de colegas que não estão na mesma sala naquele momento, graças às ferramentas de videoconferência via web. Hoje, até mesmo robôs desenvolvidos especificamente para a realização de procedimentos cirúrgicos podem ser operados à distância (com a supervisão de uma equipe in loco, claro).

*Fonte: Administradores

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Rocket Valeo Canal Rural Nidera Grupo Flytour Sidel Par Corretora de Seguros Damásio Brasil Máquinas Sabó Junior Crown Soter Covidien Pamcary
http://www.propay.com.br/