Gente&Conteúdo

16/09/2015

10 elementos fundamentais para um plano de carreira eficiente

Ter um plano de carreira é fundamental para quem quer desenvolver uma trajetória de sucesso. Criá-lo, porém, não é tarefa simples, uma vez que exige muita persistência, planejamento e dedicação.

Segundo Aggie White, educadora formada pela Ohio State University e ex-chefe do Office Systems Technology Department da Carolina Technical College, é preciso abordar o planejamento de uma maneira sistemática, porém flexível, incorporando ainda uma série de características eficazes para um desenvolvimento funcional, compreensível e realístico.

Confira abaixo 10 elementos fundamentais para um plano de carreira eficiente, segundo White, reunidos no livro 'Planejamento de carreira e networking':

1) Anote seu plano

É essencial que você tenha uma visualização clara de seus objetivos. Para isso, transforme os pensamentos em algo físico, palpável. A dica aqui é escrever o plano em um papel e verbalizá-lo, aumentando sua aceitação e seu compromisso com o mesmo.

2) Avalie

Após criar seu plano, fazer uma avaliação geral é a orientação dada pela autora. Analisar os pontos fortes, fracos, certos e errados permite uma correção futura e evita erros grotescos, muitas vezes causadores de tragédias nos negócios. "Estabeleça critérios para determinar o sucesso do seu plano. Avalie se atingiu os padrões que havia estipulado anteriormente", orienta White.

3) Estabeleça prazos

Planejamento definido? Agora é hora de estabelecer os prazos. "Ao definir um esquema para realizar as tarefas ao longo do tempo, você estará estabelecendo prazos para si mesmo", orienta White. Prazos, quando bem administrados, são extremamente motivadores.

4) Seja abrangente

Você até pode esquematizar seu plano, desde que ele inclua recursos como tempo, energia e dinheiro suficientes para realizar seu objetivo. Além disso, mantenha a mente aberta e analise o ambiente ao seu redor. Como andam os negócios? O mercado? O público? O plano pode ser alterado, desde que abranja a realidade presente no contexto inicial.

5) Crie uma sequência lógica

Segundo White, "uma sequência lógica evita que você tenha de refazer uma tarefa que, no caso, deveria ter sido completada antes". Isso pode, por exemplo, evitar que você esteja desenvolvendo uma tarefa e perceba que ela não pode ser completada porque outra atividade 'base' não está pronta.

6) Identifique os obstáculos

Barreiras ensinam, mas também atrapalham. É necessário saber identificar e principalmente se sobressair diante dos muros. "É importante estar ciente de que eles existem e que saiba reconhecê-los quando surgirem", diz White.

7) Crie soluções

Identificar os obstáculos e ficar parado não adianta. Desenvolver soluções é tão - ou mais - importante quanto identificar os problemas. "Saber com antecedência quais são as barreiras e os obstáculos lhe dará tempo e energia para planejar e determinar como evitá-los, eliminá-los ou tirar proveito deles", afirma.

8) Identifique os recursos que podem ajudá-lo

Recursos não são só coisas "compráveis" ou mão de obra. Segundo a autora, "qualquer pessoa ou coisa que possa ajudá-lo a realizar seu plano são consideradas recursos". No entanto, é preciso saber dosar o uso e saber o momento certo de utilizar cada qual.

9) Seja flexível

Mudanças de planos acontecem. É normal. Não significa necessariamente que houve um insucesso na missão. "Estar ciente do que está acontecendo no local de trabalho e das mudanças que estão afetando a sua carreira é extremamente importante para o seu plano profissional. Você não vai querer ser aquele funcionário que havia se comprometido a produzir a carroça puxada por cavalo quando a indústria está se direcionando para produzir o automóvel", diz White.

10) Dedique-se

Planejar não é algo simples e não acontece do dia para a noite, em um piscar de olhos. Para isso, tenha consciência de que o processo inicial pode levar dias, semanas e até meses, mas continua a ser essencial. "Não é um evento que acontece de uma só vez, mas sim um processo contínuo", diz White.

*Fonte: Administradores

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Soter Nidera Valeo Lachmann ESPRO Decathlon Sabó Par Corretora de Seguros Damásio Diversey Brasil Máquinas America Grupo Flytour Alphaprint Mercedes Benz
http://www.propay.com.br/