Gente&Conteúdo

20/01/2016

Roteiro para uma boa gestão de caixa na sua empresa

Qualquer que seja o cenário econômico, uma gestão financeira bem-sucedida é primordial, principalmente em momentos de crise como o vivido atualmente. Isso pode representar o sucesso ou fracasso de qualquer negócio. 

Comércio, indústria ou serviço, toda empresa, seja qual for seu porte precisa empenhar-se em ter uma gestão financeira de excelência. 

Em busca de tal excelência, existem vários métodos para um controle efetivo do caixa. Independente do meio escolhido a previsibilidade sobre eventos futuros é o fator chave, pois permite antecipar-se e preparar-se para tais acontecimentos. 

Uma boa previsibilidade respalda-se na capacidade de realizar uma projeção assertiva do negócio no curto, médio e longo prazo. Isso somente é possível com: 

Uma visão clara da empresa e do negócio, incluindo sua estrutura e forma de funcionamento;

Uma boa comunicação entre áreas internas da empresa garantindo que informações relevantes fluam e sejam devidamente consideradas;

Um olhar constante e crítico sobre o mercado de atuação, concorrência e tendências;

Acompanhamento das decisões dentro da esfera política e econômica avaliando e refletindo seus impactos no negócio. 

Uma vez ponderado os pontos acima e definido o cenário de atuação, o desafio é ter senso crítico sobre a capacidade de geração de resultados e caixa da empresa. Além do que já é corriqueiro, é essencial identificar situações que não são habituais e eventos que possam vir a acontecer. 

Quando se trata de caixa, não há espaço para otimismo ou conservadorismo, pois a projeção dele pautará decisões importantes em função de sua capacidade de investimentos, pagamentos, geração de resultados entre outros. A previsão de eventos futuros é apenas o começo de uma boa gestão de caixa. O acompanhamento constante tem a mesma importância. Além disso, o acompanhamento frequente e atento é fundamental através de ferramentas e métodos adequados a cada negócio. 

O caixa é um verdadeiro termômetro sobre a performance da empresa, direcionando decisões e ditando o ritmo. É por isso que o jargão “O caixa é rei”, embora antigo, nunca perde seu sentido. Seguindo esse roteiro a gestão do caixa da sua empresa será feita com maior assertividade sem espaço para erros.

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Damásio Rocket Soter DeVry Brasil Diversey Pamcary Brasil Máquinas GS1 Alphaprint America Nidera Grupo Flytour Valeo Sabó Decathlon
http://www.propay.com.br/