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13/04/2016

Quebrando o tabu da terceirização

Apesar das comprovações de que terceirizar as tarefas de Recursos Humanos trazem diversas vantagens para as empresas, há aquelas que ainda sentem certa insegurança com relação a essa atividade, principalmente as tarefas de folha de pagamento. As preocupações mais habituais são de dividir informações do seu pessoal ou de ter custos adicionais na hora de pagar por este serviço.

As empresas não devem ter medo de perder acesso as suas informações. O parceiro de prestação de serviços de folha de pagamento deve ser “alguém” que momentaneamente está com a posse dos dados da empresa para realizar os processamentos legais e devolvê-los imediatamente ao término do contrato. Justamente por isso é importante escolher um parceiro que tenha um modelo de serviço aliado à alta tecnologia.

Sobre os custos ao pagar uma empresa de terceirização, faço uma pergunta: Quanto custa para uma área de RH investir horas e horas se dedicando a um processo que não é o seu core business? Seja qual for o investimento de tempo nesta atividade, fará com que o papel principal do RH não seja conduzido com foco e qualidade. Ou seja, é fácil concluir que tarefas operacionais de Recursos Humanos tomem seu tempo. Transferir essas atividades para quem entende do assunto pode lhe render uma folga para se dedicar às questões estratégicas. Considero isso uma economia já que a tática da estratégia pode alavancar a empresa.

São muitos os desafios de uma empresa, principalmente se tratando da área de Recursos Humanos. Contratar profissionais qualificados consome tempo e não fica apenas em recrutar, mas também, capacitar internamente, desenvolver carreiras, estruturar pacotes de remuneração competitivos, estabelecer critérios de avaliação meritocráticos, disseminar a cultura organizacional, entre outros. São muitos os desafios!

Mas dentre tantos desafios estratégicos, como realizar o básico? Como pagar em dia os salários de forma correta, garantir que seus profissionais estejam cobertos pelos seguros da empresa, controlar os custos com utilização de plano médico, cumprir os prazos da legislação trabalhista brasileira? Você pode dividir sua atenção com todas estas atividades ou ter um parceiro dedicado a cuidar de todas essas tarefas operacionais do RH. Dividir essas funções faz com que sua área de RH foque na estratégia de fazer as pessoas estarem cada vez mais engajadas com os resultados da organização.

O passo a passo da terceirização

A decisão de terceirizar resulta em enfrentar vários paradigmas, dentre os quais a conotação negativa com a palavra terceirização, fruto de empresas que se aproveitaram da fragilidade da nossa lei para se beneficiar de maneira errada de trabalhadores. Tirando isso, quando a decisão de terceirizar é concluída, neste momento não há nada melhor do que entender com pessoas ou empresas que já superaram este processo. É importante saber como foi a experiência de terceirizar, quais são os aprendizados e as vantagens. Conversar, sobretudo com empresas do mesmo segmento, ajudará a entender o quanto a sua empresa é aderente a ter um processo (seja ele qual for) terceirizado.

Depois do benchmarking, o segundo passo é escolher um parceiro com credibilidade e experiência no que faz. Existem milhares de empresas qualificadas e outras milhares que agem de forma aventureira, tentando explorar os variados segmentos de mercado com promessas brilhantes e sempre com baixo custo ou investimento. É necessário dedicar uma atenção extra na hora da escolha.

Toda situação tem seus dois lados, talvez você esteja se perguntando se a terceirização só gera benefícios para a empresa. Existem processos de terceirização ruins e desfavoráveis, mas eu costumo dizer que o insucesso é fruto de expectativas que não foram devidamente alinhadas.

Se não estiver claro para a empresa de terceirização qual é a expectativa da empresa contratante – e vice-versa – existem boas probabilidades do projeto não funcionar como esperado. Mas no geral o que se percebe é que a maior parte das empresas que terceirizam testemunham melhorias significativas nos processos internos de departamento pessoal.

*Fonte: Revista Profissional&Negócios

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