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07/01/2015

Por que funcionários criam maus hábitos?

Gestores devem estar sempre atentos aos hábitos de seus colaboradores. Hábitos são comportamentos que são realizados praticamente de forma inconsciente, que a  necessidade de uma decisão prévia e planejada. Por isso, podem ser benéficos (por oferecer agilidade e familiaridade a processos) ou prejudiciais (descuidos e quebras de protocolos).

Todos os segmentos são afetados pelos hábitos dos profissionais. Quem trabalha na área da saúde, por exemplo, precisa seguir uma série de procedimentos para garantir a segurança do paciente. É essencial esterilizar equipamentos como aventais, bisturis, inaladores e também descartar aqueles que somente podem ser usados uma vez, como máscaras, luvas de borracha e similares. Note que luvas possuem características para não serem reutilizadas.

Porém, imagine quando um profissional da saúde cria o mal hábito de negligenciar estes procedimentos? Os resultados poderiam ser muito prejudiciais.

Da mesma forma, um técnico de TI que ignora procedimentos como a instalação de antivírus e detecção de ameaças no servidor pode colocar em risco todo o banco de  dados de uma empresa. Da mesma forma como das luvas de procedimento, perfis de usuários que saíram da companhia devem ser “descartados”.

A pergunta é: por que os maus hábitos aparecem?

Existem muitas explicações, mas duas costumam ser reincidentes em muitas ocasiões. A primeira é quando o profissional acha um atalho para atender a um desejo. Por exemplo: ser mais rápido em sua tarefa, impressionar um chefe, ter maior desempenho, voltar logo para casa, etc. A segunda é quando se cria o mau hábito de dividir a atenção com outras tarefas ou até com coisas não ligadas ao objetivo principal.

O que fazer?

Se você é o colaborador em questão, lembre-se de combater estes hábitos pelo que os motivam. Ache o “gatilho” desse comportamento e tente substituí-lo por uma prática mais proveitosa e segura. Já se você é o gestor, deve tentar identificar quando isso está acontecendo. Havendo casos que possam trazer problemas, oriente sua equipe a mudar por meio de explicações.

*Este artigo foi publicado pelo Administradores.


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