Gente&Conteúdo

14/10/2015

Na crise, crie

No atual momento econômico e político que estamos vivendo, é pouco provável que a luz no fim do túnel seja visível em um curto período de tempo. Isso faz com que os executivos das corporações busquem de imediato a redução dos custos e inicialmente começando pela redução do quadro de pessoal. Neste momento o RH é a área mais impactada sendo acionada a todo o momento com seus relatórios de projeções de rescisões, revisões de benefícios saúde, redução da jornada de trabalho e diminuição no banco de horas. 

Porém, tudo isso surtirá efeito dentro de um período de apenas 12 meses. E depois? Segundo uma matéria publicada pela Revista Melhor Gestão de Pessoas, uma estimativa da Hay Group apontou que a perda de know-how, a capacidade de multiplicação de conhecimento, a experiência na execução de tarefas e solução de problemas, e até mesmo a satisfação dos clientes, pode trazer muito mais danos à receita da companhia do que simplesmente reduzir o custo desligando os colaboradores.

É claro que isso precisa ser feito com muito critério e avaliação conjunta entre os executivos, mas de acordo com diretor do Hay Group, as crises são passageiras e a capacidade de pronta recuperação dos níveis de produtividade de uma empresa pode vir a ser uma vantagem competitiva determinante num eventual cenário de reaquecimento da economia. 

Por este ponto de vista, o RH também deve se movimentar. É hora de revisar seus processos, rever seus custos e buscar melhorias. Procurar seus pares e saber o que estão fazendo. Realizar benchmark  para entender como o mercado está se comportando em relação à benefícios, turnover, salários, estrutura, entre outros. Outra opção é criar comitês e fóruns de discussões para fortalecer a área de RH. 

Neste momento delicado da nossa economia, a dica é agir, principalmente agir de forma diferente, se reinventar cada vez que for preciso. Na crise crie!

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Covidien Grupo Libra GS1 DeVry Brasil Mercedes Benz Damásio Sabó Nidera Diversey Canal Rural Par Corretora de Seguros Valeo Crown Sidel Grupo Flytour
http://www.propay.com.br/