Gente&Conteúdo

27/04/2016

6 dicas para aumentar a sua produtividade

Um primeiro ponto e talvez o mais importante é entender que produzir mais não é trabalhar mais, ao contrário. Produtividade está relacionada a fazer a mesma quantidade de tarefas mas de uma forma melhor, com menos tempo, mais equilíbrio e muito mais felicidade. Em resumo, a produtividade bem aplicada gera tempo livre para você fazer o que quiser.

Existem níveis de produtividades de A até E. Sendo o nível E aquele em que a pessoa trabalha demais, é esforçada, mas praticamente não tem resultados na vida. Já no Nível A se produz resultados incríveis, com pouco esforço.

E para você começar a mudar sua vida imediatamente, aprenda agora 6 atitudes das pessoas com Nível A de Produtividade.

 1. Ter horário para ler e responder e-mails

Jamais sua caixa de e-mails ficará zerada por muito tempo. É como secar gelo: quanto mais você seca, mais e-mails aparecem. Verificar e-mails em vários momentos do dia ou, pior ainda, configurar o computador ou celular para avisar sempre a chegada um e-mail novo, é um dos maiores ladrões de tempo, especialmente pelo fato de tirar o foco da tarefa principal a todo instante. Pessoas com Nível A de Produtividade determinam os horários que terão foco em responder os e-mails.

 2. Desabilitar todas as notificações de mensagens instantâneas do celular

Pela mesma lógica dos e-mails, cada vez que desviamos o olhar do que estamos fazendo para ver de quem é ou qual foi a nova mensagem na tela do celular estamos perdendo produtividade. Nosso cérebro só consegue fazer uma tarefa por vez, então, se tira o foco de um texto importante que se esteja redigindo para olhar a tela do celular, mesmo sem ler o que está escrito, ao voltar para a tarefa principal o cérebro precisa de alguns momentos para se focar novamente, os olhos precisam achar o ponto onde parou, precisa para retomar a linha de raciocínio, tudo isso rouba tempo valioso.

Agora, imagine em escala, quanto tempo se perde ao longo de um dia, de uma semana ou um ano. Aqueles com Nível A de Produtividade desabilitam todas as notificações do celular e apenas as verifica no momento estabelecido para isso.

Talvez você se pergunte: “E se tiver alguma emergência e alguém precisar falar comigo?”. Nesse caso, basta estabelecer um canal de emergência. No meu caso, a babá dos meus filhos e a minha empresa sabem que se precisarem de uma resposta imediata minha é só ligar para o meu celular pessoal, meu canal de emergência.

 3. Conectar-se com o trabalho apenas na hora que o trabalho começar

Algumas pessoas começam o dia verificando os e-mails e últimas mensagens instantâneas recebidas, em algumas situações mais graves o profissional nem saiu da cama e já pega o smartphone para fazer a verificação. Acredite, este é um dos maiores fatores de ansiedade moderna, a pessoa mal acordou e já estará se conectando aos problemas do trabalho e, o pior, provavelmente não poderá fazer nada naquele momento. Ou seja, vai receber uma carga enorme de cortisol (hormônio do estresse), que em quantidades erradas é muito maléfico para saúde. Aqueles com Nível A de Produtividade começam o dia cuidando de si mesmas. 

4. Beber água

Já ouvi de mais de uma pessoa que por ser tão produtiva não para nem para beber água. Na verdade, é exatamente o oposto, pessoas com Nível A de Produtividade têm suas próprias garrafinhas e bebem água regularmente ao longo do dia inteiro. Cerca de 77% do nosso cérebro é feito de água e um homem em condições normais precisa de 2 a 3 litros por dia de água para permanecer hidratado. Essa referência pode mudar de pessoa para pessoa. Estudos mostraram indivíduos que beberam 775 ml de água imediatamente antes de realizar testes cognitivos tiveram resultados 14% melhor das que não beberam.

 5. Ter uma rotina matinal saudável claramente estabelecida

Você já deve ter ouvido a frase famosa de Alice no País das Maravilhas: “Quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Acontece exatamente isso com aqueles que não têm uma rotina estabelecida para os primeiros momentos do dia. As pessoas, em geral, acordam e ficam por um tempo na cama girando para um lado e para o outro, depois pegam o celular para navegar aleatoriamente entre sites de notícias, e-mails, mensagens automáticas e redes sociais, até decidirem levantar para começar o dia. O problema desse comportamento tende a acompanhar a pessoa até o final do dia. Se a vida dela fosse um filme provavelmente a trilha sonora seria “Deixa a Vida me Levar” do Zeca Pagodinho. É muito comum esse perfil olhar para o relógio no final do dia e pensar: “Nossa, parece que o dia voou e eu não fiz quase nada”. 

Pessoas com Produtividade Nível A já acordam sabendo exatamente quais são suas primeiras atividades do dia, que normalmente envolvem meditação, alguma atividade física e muitas vezes uma leitura agradável e criativa para estimular o cérebro. 

6. Ter uma lista de prioridades para o dia

Não adianta começar o dia e abrir uma lista de pendências para decidir por qual começar. Só o esforço gasto para selecionar o que precisa ser feito já diminui substancialmente a produtividade. Aqueles com Produtividade Nível A definem no dia anterior a lista das prioridades do dia seguinte, assim, quando sentam para trabalhar já sabem exatamente por onde começar e quais tarefas vão impactar positivamente sua produtividade naquele dia.

*Fonte: Você S/A

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

ESPRO Junior Damásio Lachmann Alphaprint Par Corretora de Seguros Covidien Crown Pamcary GS1 Canal Rural DeVry Brasil Decathlon Grupo Flytour Soter
http://www.propay.com.br/